Você viu a belíssima imagem do nosso planeta (esférico) quando clicou sobre a matéria? Ela foi registrada no dia 9 de novembro de 1967, durante a missão Apollo 4, que consistiu em um teste não tripulado conduzido pela NASA antes da missão que, quase dois anos mais tarde, culminou com a primeira viagem do homem à Lua. Confira novamente:

Terra esféricaNosso planeta não é lindo? (NASA

Segundo Yvette Smith, da agência espacial norte-americana, durante o voo, a nave percorreu uma trajetória em forma de elipse ao redor do nosso planeta com o objetivo de testar os motores translunares e também as altas velocidades de reentrada que a tripulação alcançaria na viagem de volta do satélite.

A imagem que você viu acima — que lembra uma imagem da Lua em sua fase crescente — foi registrada por uma câmera montada com uma lente de 70 mm colocada no interior da espaçonave programada para entrar em funcionamento e clicar uma porção de fotos da Terra.

O retrato foi capturado a partir de uma órbita elíptica alta, mais especificamente, a mais de 15,3 mil quilômetros da superfície terrestre e, segundo a NASA, na parte oeste, dá para ver a costa brasileira, o Oceano Atlântico, o oeste da África e a Antártida. Tudo isso em uma foto que foi registrada há cinco décadas. Legal, né?