Descobriram uma carcaça que parece um dinossauro superpreservado na Índia

21/12/2017 às 08:002 min de leitura

Você deu uma boa olhada na imagem antes de clicar para conferir a matéria? Não conseguiu ver direito o que ela mostrava? Sem problemas, caro leitor! Antes de a gente prosseguir com a notícia, confira a tal criatura a seguir:

Dinossauro superpreservado(Express/Hindustan Times/Getty)

Seja lá o que for, parece muito com um dinossauro, você não concorda? Segundo Katie Serena, do site All That Is Interesting, a carcaça acima foi descoberta por um eletricista na Índia enquanto ele trabalhava — ou cavoucava — em uma subestação abandonada e, como você viu, aparenta ser uma criatura pré-histórica extraordinariamente bem-preservada, contando ainda com a pele intacta! Mas, será que se trata mesmo de um réptil extinto de milhões de anos?

Será mesmo?

De acordo com Katie, o — suposto — dinossauro foi encontrado em Uttarakhand e enviado para ser analisado por paleontólogos da Universidade Kumaun, em Nainital, na Índia, e ainda não foi identificado. A criatura tem apenas 28 centímetros de comprimento e deve passar por uma bateria de exames, incluindo a datação por radiocarbono. No entanto, os cientistas não estão botando muita fé que se trate mesmo de um animal pré-histórico.

Dinossauro(International Business Times/James Munder/YouTube Screengrab)

Isso porque, os dinossauros não aviários entraram em extinção há 65 milhões de anos e, para que um exemplar tenha “sobrevivido” no estado de conservação em que a carcaça se encontra — incluindo a pele e tudo mais — e não ter se fossilizado, a criatura deveria ter, no mínimo, sido conservada em algum tipo de substância química e armazenada apropriadamente para evitar seu deterioro. Contudo, seja lá o que for, o bicho foi descoberto em uma situação bem diferente.

Os exames para determinar a espécie e idade da carcaça ainda estão sendo conduzidos, e nenhum dos resultados foi divulgado até o momento. Mas existem cientistas que tem fé que a criatura é sim um dinossauro, possivelmente um espécime da família dos terópodas, um grupo de dinossauros bípedes que incluía répteis como os tiranossauros, giganotossauros e velociraptores.

Só que nem todo mundo concorda que se trate de um dinossauro mesmo — com alguns especialistas sugerindo que o animal pode, na verdade, não passar de um feto disforme de algum mamífero pré-histórico da família das cabras que morreu muito mais recentemente do que há milhões de anos. Pois, olha, caro leitor, assim que nós aqui do Mega soubermos de alguma novidade, contamos para você. Mas, até lá, se você quiser palpitar sobre a criatura, pode soltar o verbo nos comentários!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: