Caveirão: asteroide com “cara” sinistrona vai passar perto da Terra em 2018

03/01/2018 às 05:522 min de leitura

Se as notícias sobre a passagem de rochas espaciais pelas redondezas da Terra costumam deixar você ligeiramente apreensivo, é possível que a informação que vamos passar a seguir acrescente uma pitadinha de inquietação ao seu coração. Isso porque um asteroide de pouco mais de 700 metros de diâmetro deve se aproximar do nosso planeta em novembro deste ano — e ele tem uma “cara” bem sinistra. Veja:

Asteroide sinistro(Inverse/J. A. Peñas/SINC)

De acordo com Rae Paoletta, do site Inverse, o astro em questão foi batizado com a sigla 2015 TB145, mas acabou ficando conhecido como “Asteroide Halloween” — devido ao fato de ele ter sido descoberto em 2015, quando passou a 486 mil quilômetros de distância do nosso planeta no Dia das Bruxas. Pois este ano o pedregulho dará uma nova passadinha pelas nossas bandas e, por sorte, a uma distância ainda maior do que da última vez que nos “visitou”.

Passeio

Segundo Rae, o 2015 TB145 foi classificado pelos astrônomos como sendo um asteroide do tipo Apollo — uma classe de rochas espaciais cujas órbitas estão situadas próximas da Terra. E apesar de o pedregulho ter sido descoberto há algum tempo, foi só recentemente que cientistas da Fundação Nacional de Ciência do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, notaram que, dependendo de como a luz atinge a sua superfície, ele fica parecido com um crânio humano gigante. Olha só:

Asteroide Halloween(Inverse/NAIC-Arecibo/NSF)

Mas, falando em gigante, apesar de um “caveirão” de 700 metros ser bem grande quando comparado com um crânio humano, a verdade é que, considerando o tamanho do 2015 TB145 com relação ao de outros asteroides, ele está longe de estar entre as maiores rochas espaciais que viajam pelo cosmos.

E voltando ao assunto de sua passagem, quando ele se aproximar de nós mais para o final de 2018, o Asteroide Halloween deverá passar a 105 distâncias lunares — isto é, o equivalente a 105 vezes a distância que a Lua se encontra da Terra. Sendo assim, não temos nada com que nos preocuparmos, pelo menos com essa rocha espacial.