Sinistro: dragão-de-komodo é flagrado engolindo um macaco inteiro

05/01/2018 às 06:002 min de leitura

Nós aqui do Mega já falamos uma porção de vezes sobre os dragões-de-komodo, aqueles lagartões carnívoros enormes que são nativos da ilha de Komodo, na Indonésia, e que são famosos pelo apetite voraz e por ser bastante agressivo (e potencialmente letal). Pois hoje voltamos a falar sobre esse fascinante réptil — mais especificamente, vamos compartilhar com você uma cena que, para algumas pessoas, pode parecer um pouco perturbadora.

De acordo com Yamin Tayag, do site Inverse, começou a circular pela internet um vídeo bem curtinho que mostra um dragão-de-komodo engolindo um macaco inteiro — e não estamos falando de um primata miudinho, mas sim de um que, pelo que é possível ver no clipe, não parece muito pequeno não! Confira a seguir:

Carnívoros e canibais

Segundo Yamin, o vídeo começou a circular a cerca de uma semana e impressionou bastante gente. Afinal, não é todo dia que vemos um dragão-de-komodo devorando um macaco desse jeito, inteirinho, com pelo e tudo. Aliás, muitos ficaram morrendo de pena ao ver o corpo inerte do primata pendurado na bocarra do lagartão. No entanto, apesar de alguns acharem a cena um pouco chocante, a verdade é que ela não tem nada de mais — e não mostra nada além de um animal consumindo sua presa.

Dragão de komodoOlha essa saliva... ui! (The Sun/Getty)

Conforme mencionamos no início da matéria, os dragões-de-komodo são répteis carnívoros e seu apetite é impressionante. Esses animais são capazes de consumir até 80% de seu peso corporal em uma única “refeição” e podem abocanhar presas inclusive maiores do que o pobre macaco do vídeo. Isso ocorre porque, assim como acontece com as cobras, suas entranhas são bastante elásticas e podem se distender para acomodar grandes porções de comida.

Ademais, também como ocorre com as cobras, a estrutura das mandíbulas dos dragões-de-komodo permite que eles abram suas bocas em ângulos assustadoramente amplos. Assim, não é de se estranhar que eles não tenham o menor problema em atacar animais como porcos, veados, búfalos, outros dragões-de-komodo (sim, além de carnívoros, eles são canibais) e até seres humanos — se um der bobeira. Por certo, você se lembra da cena em que James Bond encara uma dessas feras em “007 – Operação Skyfall”? Ela não foi inspirada em pura ficção!

Outro detalhe sobre esses bichos é que eles contam com mordidas pra lá de letais — uma vez que sua saliva contém mais de 60 bactérias diferentes que a tornam basicamente venenosa. E, dependendo da presa que os dragões atacam, a ação da saliva pode incapacitar a “vítima” em cerca de uma hora. Sinistro, né?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: