Sempre que estamos prestes a decolar, comissários de bordo nos pedem para que os celulares sejam desligados. Rapidamente, os passageiros pegam seus celulares e fazem o que é solicitado – mas o que será que aconteceria se alguém não desligasse o aparelho?

O piloto Chris Foster falou sobre isso ao The Independent. Para o alívio geral de todos, não há problemas caso alguém se esqueça de deixar o celular desligado. “Os sistemas de controle aéreo são tão sofisticados agora que eles não causariam qualquer interferência”, explicou ele.

Ainda de acordo com Foster, a regulamentação que nos pede para não ligarmos o celular é muito antiga, de uma época na qual não havia aparelhos como iPads. “As leis estão começando a ficar relaxadas – você agora pode usar seus dispositivos no modo avião – e eu acho que nós veremos mais mudanças ao longo dos próximos anos”, declarou.

Ufa

minions

O piloto falou, ainda, sobre outro grande medo de quem não se sente muito confortável quando está em meio às nuvens: será que é possível que alguém abra a porta de emergência enquanto o avião está voando? Felizmente, não: “A aeronave é pressurizada e as portas são o que chamamos de ‘portas de encaixe’, que as previne de serem abertas até que a pressão seja liberada”, explicou Foster.

Se além da possibilidade de alguma porta se abrir você também já se preocupou com os raios e relâmpagos que atingem as aeronaves, saiba que “aviões são construídos para suportar ser atingidos por raios e outras interferências climáticas, mas nós também usamos ferramentas como radar climático para evitar o mau tempo e para que a chance de sermos atingidos por um raio seja remota”. Pronto, agora você pode viajar sem tantas neuras.