Astronauta que cresceu no espaço teme não caber mais na cápsula para voltar

10/01/2018 às 05:441 min de leitura

O astronauta japonês Lieutenant Norishige Kanai está em uma missão espacial desde dezembro, e em uma publicação recente na internet falou que se preocupa com sua volta à Terra, já que acabou crescendo bastante ao longo do tempo em que está fora.

“Eu tenho um grande anúncio hoje. Nós temos nossos corpos medidos depois de chegar ao espaço e wow, wow, wow, eu na verdade cresci o equivalente a 9 cm! Cresci como alguma planta em apenas três semanas. Isso não acontecia desde o Ensino Médio. Estou um pouco preocupado se vou conseguir caber no banco da Soyuz quando eu voltar”, disse ele.

Ainda que a veracidade da informação não tenha sido confirmada – pode ter sido apenas uma brincadeira –, o fato é que as capsulas que abrigam astronautas são medidas exatamente para o corpo de cada um.

E essa história de crescer?

É comum também que, durante as missões, os astronautas cresçam um pouco, mas é raro que essa diferença seja tão grande quanto a informada por Kanai.

Essa variação de tamanho acontece, na verdade, porque a coluna dos astronautas tende a se esticar devido à redução da gravidade. Como as vértebras não estão tão grudadas umas às outras como ficam quando estamos na Terra, a distância entre elas aumenta e o astronauta acaba ficando mais comprido.

Quando os viajantes espaciais voltam à superfície do nosso planeta, essa diferença de altura acaba sendo compensada e os astronautas “encolhem”, por causa da gravidade. 

Atualização: Após a repercussão de seu crescimento, Kanai resolveu medir de novo a sua altura e, como era de se suspeitar, ele não cresceu 9 cm, mas sim 2 cm. O astronauta se disse aliviado por saber que, no fim das contas, não terá problemas em caber na cápsula e voltar para a Terra. Ufa!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: