Será que dar carne crua para seu animal de estimação é uma boa ideia?

17/01/2018 às 05:272 min de leitura

É muito comum que donos de animais de estimação às vezes queiram agradar seus bichinhos, especialmente os cachorros, dando a eles uns pedacinhos de carne crua – a lógica está no fato de que, se eles tivessem que caçar para comer, comeriam carne crua também.

O problema é que isso não é algo adequado a se fazer com animais domésticos, e uma pesquisa realizada pela Universidade de Utrecht, na Holanda, descobriu que a carne crua não apenas não tem benefícios para a saúde desses animais, como também pode provocar lesões intestinais e dentárias, problemas de crescimento, infecção e deficiências de nutrientes.

Infelizmente, a carne crua é mais suscetível à infecção por parasitas e bactérias que podem faz mal para gatos e cachorros domésticos. Para a pesquisa, foram analisados 35 produtos à base de carne crua na Holanda, onde é muito comum que os donos dos animais escolham esse tipo de alimento para dar a seus cães e gatos.

Assunto sério               

pug

Os resultados mostraram que 23% dos produtos tinham um tipo de E coli que pode causar problemas renais e que 80% continham um tipo resistente ao uso de antibióticos. Além disso, foram encontrados parasitas nessas carnes, e eles com certeza fariam mal aos bichos que as comessem.

Mesmo que a carne tenha sido armazenada no congelador, vale lembrar que isso não mata bactérias, mas apenas os parasitas, então o risco de contaminação permanece. No caso do consumo humano, quando compramos carnes congeladas acabamos com o problema das bactérias na hora do cozimento.

Os pesquisadores alertam que oferecer carne crua aos animais de estimação é uma atitude que coloca em risco a saúde deles e também a das pessoas com as quais esses animais convivem.

Muita gente afirma que opta pela carne crua por não acreditar que a ração é saudável o suficiente para os animais. Se esse for o seu caso, procure ajuda de um veterinário ou de um profissional de zootecnia, peça orientações sobre marcas de rações específicas e, inclusive, sobre o preparo caseiro de alimentação (comumente conhecida como AN, alimentação natural), que é uma opção para quem quer saber que tipo de alimento seus animais estão consumindo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: