Cachorros se comunicam melhor com homens ou com mulheres?

22/01/2018 às 05:301 min de leitura

Cachorros são animais maravilhosos que nos encantam e nos fascinam. Inteligentes, conseguem aprender diversos comandos e acabam se tornando excelentes animais de estimação, especialmente pelo fato de que são verdadeiros amigos de seus donos.

Em termos de adestramento e de responder a comandos diversos, é mais do que comum que pessoas e cachorros se comuniquem muito bem. Um estudo divulgado pelo The Independent sugeriu que os nossos amigos que latem conseguem se comunicar melhor com as mulheres, sabia?

A pesquisa revelou que seres humanos conseguem mesmo entender o que um cachorro está querendo comunicar quando começa a rosnar, mas quem entende mesmo essa fala canina, digamos assim, são as mulheres.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram gravações de 18 cachorros rosnando em situações diferentes como quando protegem sua comida, resolvem brincar ou se sentem ameaçados com a presença de alguma pessoa estranha.

Depois, 40 pessoas foram convidadas a identificar os rosnados e latidos, tendo que opinar o que cada tom significava em termos de medo, diversão, agressão, felicidade e desespero. Em seguida, os participantes tinham que dizer em qual contexto cada rosnada costuma acontecer.

Rosna que eu te escuto

filhotes de cachorro

Em linhas gerais, as pessoas tiveram 63% de sucesso na hora de identificar os rosnados e de classificá-los em escalas. Conforme explicou Tamás Faragó, autor do estudo, análises de imagens cerebrais já sugeriram que cachorros e seres humanos usam áreas similares do cérebro para processar e acessar o reconhecimento de emoções alheias.

Ele esclareceu, ainda, que existem regras biológicas entre os mamíferos, no que diz respeito à forma como vocalizam as emoções que codificam, o que faz com que os seres humanos consigam entender melhor as emoções não apenas dos cachorros, mas também de outros mamíferos.

As mulheres se saem ainda melhor nessa hora de identificação porque, como explicou o autor, “são mais empáticas e sensíveis às emoções dos outros e isso as ajuda a associar melhor os contextos com os conteúdos emocionais das rosnadas”. E aí, você concorda?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: