Descubra o que os chimpanzés veem quando eles escalam as árvores

29/01/2018 às 14:302 min de leitura

Você já deve ter assistido a mais de um vídeo mostrando a impressionante habilidade que alguns primatas têm para subir em árvores e saltar de um galho para outro, certo? Mas você já tentou imaginar o que esses animais veem quando estão escalando os troncos para chegar até as copas? Caso você tenha sentido curiosidade em saber como seria enxergar através dos olhos desses animais, você pode ter uma noção através do vídeo a seguir:

De acordo com Lori Dorn, do site Laughing Squid, o vídeo acima mostra um chimpanzé fêmea de quatro anos idade chamado Kimbang. O filme faz parte de uma série produzida pelo pessoal do canal educativo PBS chamada Animais com Câmeras e mostra o comportamento da primata na natureza.

Reaprendendo a ser livre 

Mais especificamente, a mãe de Kimbang foi morta por caçadores quando ela ainda era um bebê e, por conta disso, a chimpanzé foi criada por humanos. No entanto, existem planos de devolver a primata à natureza e, para isso, seus cuidadores precisam se certificar de que Kimbang está preparada para sobreviver sozinha.

Segundo sua cuidadora, atualmente, quando a chimpanzé desce das árvores, ela consegue determinar o que a primata comeu por meio dos restos de alimentos presentes ao redor da boca ou através do hálito de Kimbang. Só que isso nem sempre é possível, então, para ter uma ideia mais precisa de como a chipanzé está se saindo, ela foi equipada com uma câmera para que os cuidadores pudessem ver o que, exatamente, a chimpanzé estava selecionando para comer — e, de quebra, eles foram brindados com a oportunidade de ver o que ela estava vendo.

Como você viu no vídeo, no início, a câmera realmente despertou a curiosidade de Kimbang, mas, uma vez ela se acostumou com o equipamento, é possível ver a chimpanzé se movendo habilmente pelo bosque e usando seus poderosos membros para rapidamente e, até onde dá para ver, subir até o topo das árvores com bastante facilidade. E sobre sua reintrodução na natureza, de acordo com a cuidadora, Kimbang parece estar pronta para retornar, assim, é possível que logo, logo ela esteja de volta em seu habitat natural.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: