Ilusão de ótica com fotos idênticas está mexendo com a galera

07/02/2018 às 16:001 min de leitura

De tempos em tempos, a internet fica enlouquecida com ilusões de ótica que mexem com a visão e o cérebro da galera. Foi assim com o vestido que não se sabia a cor, com o charuto no muro e com a tinta nas pernas. Agora, em menor escala – por enquanto –,  o pessoal está tentando entender o que se passa nas duas imagens de uma rua que parecem ser bem diferentes.

A publicação original fala que as fotos de uma rua de paralelepípedo são idênticas, sem nenhum truque de edição. Porém, como a rua parece estar indo em direções diferentes, muita gente pensa que o ângulo muda de uma imagem para outro. Será? Confira você mesmo:

ilusão de ótica

Como as ruas nas duas fotos se “encontram” na parte de baixo da imagem que as coloca lado a lado, tem-se a impressão de que não se trata da mesma fotografia. Um usuário do Reddit ainda fez uma edição para sobrepor as duas fotos e provar que elas são iguais. Mas, mesmo assim, muita gente continua tendo dificuldades para compreender.

ilusão de óticaPrimeiro, as imagens foram esbranquiçadas para ser mais fácil a comparação

ilusão de óticaDepois, ambas foram sobrepostas para comprovar que se tratam da mesmíssima foto

O jornal Daily Mail tentou explicar a situação fazendo uma comparação dessa ilusão de ótica com outro exemplo bem famoso: a da "Parede do Café", onde lajotas de uma cafeteria criaram a ideia de que linhas paralelas pareciam tortas. Como o referencial de nossos olhos fica embaralhado, a imagem formada no cérebro fica “distorcida”.

ilusão de óticaAs linhas estão paralelas?

A imagem da rua não é tão simples quanto a acima, mas o mecanismo de confusão é semelhante: as bordas centrais da imagem criam um ângulo bastante acentuado, levando-nos a acreditar que ambas as fotos são diferentes. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: