6 coisas sobre sono nas quais você acredita, mas que não fazem sentido

09/02/2018 às 05:522 min de leitura

1 – Todo mundo precisa de oito horas de sono

A verdade é que a necessidade de sono varia de pessoa para pessoa, por influências genéticas também. Como explicou o especialista em sono, Dr. Neil Stanley, que falou sobre o assunto ao The Independent, essa coisa das oito horas é uma média, não uma regra.

“A quantidade de sono que você precisa é a quantidade que permite que você fique acordado, em alerta e focado durante o dia. Se você está se sentindo com sono durante o dia então há possivelmente um problema com a qualidade do sono que você tem durante a noite”, explicou.

2 – Beber café à noite nos deixa com insônia

“Algumas pessoas são muito sensíveis aos efeitos da cafeína e para essas pessoas é importante evitar tomar bebidas que contenham cafeína muito perto da hora de ir para cama – mas não há uma regra de ouro sobre isso, apenas escute seu corpo. Para algumas pessoas os efeitos causados pela cafeína são muito menores e podem nem ter efeito algum. Se você tem bebido duas xícaras de café forte todas as manhãs pelos últimos 40 anos e você acabou de desenvolver um problema de sono, então é quase certeza de que não é por causa do café”, disse o especialista.

3 – Praticar atividades físicas à noite também prejudica o sono

Na verdade, praticar atividades físicas não é algo que necessariamente afeta nosso sono, para o bem ou para o mal. O importante é que haja algum tempo para que o corpo desacelere após a atividade física – depois disso, pode dormir tranquilamente.

4 – Na medida em que envelhecemos, precisamos de menos tempo de sono

Eis outra mentira, já que as nossas necessidades de sono costumam se estabelecer na casa dos 20 anos, de acordo com o Dr. Stanley, e permanecem as mesmas ao longo da vida. O que muda é a nossa capacidade de dormir o tempo necessário, já que o sono fica mais leve conforme envelhecemos.

5 – É possível compensar a falta de sono durante a semana dormindo muito no fim de semana

“Se você teve uma má noite de sono durante a semana, você geralmente pode compensar isso na noite seguinte. No entanto, se você não descansa muito consistentemente durante a semana, isso não pode ser compensado dormindo mais ao fim de semana”, disse Dr. Stanley.

6 – A forma como você dorme diz alguma coisa sobre a sua personalidade

Eis outro mito. Na verdade, cada pessoa tem entre 12 e 20 posições que usa para dormir ao longo da noite, o que significa que a posição que você pega no sono não é a que vai ser a determinante. Além do mais, não há mesmo relação entre a forma como alguém dorme e a sua personalidade.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: