Todas as galáxias giram na mesma direção?

24/02/2018 às 05:001 min de leitura

Fotos de galáxias geralmente dão a sensação de que elas estão girando, e quanto a isso não há nenhuma dúvida, mas você sabe dizer se elas sempre giram na mesma direção? Considerando que o Universo surgiu do Big Bang, inicialmente todos os elementos tiveram uma mesma origem e, como consequência, girariam sempre na mesma direção — mas até onde isso é verdade?

1

Estrelas se originam pelo colapso de  nuvens de gás e poeira, se tornando cada vez mais densas. Aos poucos, elas começam a atrair umas as outras, devido à força gravitacional gerada por sua própria massa, e, se não colidem entre si, passam a girar ao redor de um mesmo centro de massa. Após muitos giros e colisões, galáxias começam a se formar e, com o aumento da velocidade de seus elementos, adquirem a forma achatada e com uma protuberância no meio, como conhecemos.

Analisar se existe uma direção preferencial de rotação de galáxias pode ser bem complicado, pois alguns pontos devem ser considerados. Primeiro, imagine uma roda de bicicleta girando no ar: dependendo de que lado você está, as rotações têm sentidos diferentes, certo? O mesmo acontece com o Universo  o referencial é muito importante.

Outra questão é que nem sempre a rotação se dá na direção em que aparenta visualmente. Na maioria dos casos, a rotação coincide com a direção que seus braços aparentam, mas observações recentes mostraram que colisões, ou mesmo perturbações entre elas, podem fazer com que a avaliação visual seja prejudicada e, na verdade, a direção seja o inverso do que aparenta visualmente.

2

Após todas essas considerações e variáveis, estudos mostraram que, considerando a Terra como referencial, metade das galáxias giram no sentido horário, e a outra no sentido anti-horário, então essa questão é totalmente aleatória.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: