Você sabe o que são essas duas bolinhas brilhantes na imagem?

20/02/2018 às 05:002 min de leitura

Você conseguiu identificar as duas bolinhas brilhantes que ficam mais visíveis da imagem acima? Existem outros pontinhos ali, bem pequenininhos, mas os dois maiores e em evidência são o nosso planeta e a Lua, nossa fiel companheira! De acordo com Jacinta Bowler, do site Science Alert, a dupla foi registrada pela sonda espacial OSIRIS-REx enquanto a espaçonave se encontrava a quase 64 milhões de quilômetros de distância.

Segundo Jacinta, a sonda foi lançada ao espaço em 2016, e tem como missão estudar e coletar amostras do asteroide 101955 Bennu e trazer os fragmentos de volta à Terra. A NASA estima que o equipamento deva chegar à rocha espacial em agosto deste ano — e, se tudo correr como o esperado, seu regresso é esperado para setembro de 2023. Veja a imagem completa a seguir:

Terra, Lua e várias estrelasTem uma porção de coisas nessa imagem! (Science Alert/NASA/Goddard/University of Arizona/Lockheed Martin)

*Você pode encontrar e explorar uma versão em alta resolução através deste link.

A imagem que você acabou de ver foi registrada enquanto a OSIRIS-REx viaja a 8,5 quilômetros por segundo em direção ao asteroide e, segundo o pessoal da NASA, ela mostra muito mais corpos celestes além da Terra e seu satélite.

Não que a gente aqui do Mega consiga identificar muita coisa ademais de pontinhos brilhantes, mas, de acordo com a agência espacial, o montinho de pintinhas na parte superior esquerda são as Plêiades, na Constelação de Touro, enquanto que o ponto brilhante que está no topo direito da foto é a estrela mais brilhante da Constelação de Áries, Hamal.

A Terra e a Lua nós já sabemos quem são na imagem e, segundo a NASA, ao redor delas, existem cinco estrelas — que compõem a “cabeça” da Constelação de Cetus, a Baleia. Quem diria que poderia haver tanta coisa visível na imagem!