Ganhar uma medalha de bronze é mais satisfatório do que uma de prata

19/02/2018 às 14:581 min de leitura

Normalmente, a gente tenderia a pensar que quem fica em segundo lugar em uma competição ficaria mais feliz do que quem fica em terceiro, certo? Bem, nem sempre é assim. A psicologia humana faz com que os medalhistas de bronze subam ao pódio muito mais felizes do que aqueles que levaram a medalha de prata.

Em 1995, os psicólogos Victoria Medvec e Thomas Gilovich, da Universidade Cornell, nos EUA, analisaram a reação de 40 medalhistas de prata e bronze em diferentes modalidades dos Jogos Olímpicos de Barcelona, realizados três anos antes. Para melhorar a eficácia, eles separaram a reação dos atletas em dois momentos distintos: logo após conquistarem suas medalhas e posteriormente no pódio, algo que costuma demorar algum tempo.

Os pesquisadores mostraram um vídeo compilando essas reações para graduandos de Psicologia. As imagens, entretanto, não revelavam qual medalha cada atleta havia conquistado. Com base na aparência e no comportamento do medalhista olímpico, os alunos deveriam dar notas que iriam de 1 (agonia) a 10 (êxtase).

McKayla MaroneyA expressão da ginasta McKayla Maroney ao receber a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, virou meme

A pesquisa de Medvec e Gilovich mostrou que aqueles que ganhavam medalhas de bronze aparentemente estavam mais felizes do que os que conquistaram a de prata. Um experimento semelhante, feito com atletas do judô durante os Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, chegou a um resultado bem parecido.

Segundo os estudiosos, tudo não passa de um “truque” da mente chamado de “pensamento contrafatual”. É o famoso “e se”: o medalhista de prata costuma pensar que “se” tivesse se esforçado mais poderia ter conquistado a de ouro, enquanto o atleta que ganhou o bronze costuma pensar que poderia ter saído sem nada. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: