Veja a impressionante erupção do Monte Sinabung na ilha de Sumatra

28/02/2018 às 07:312 min de leitura

Você já ouviu falar a respeito do Monte Sinabung? Esse é o nome de um dos vulcões mais ativos do mundo e que fica na ilha de Sumatra, na Indonésia, e faz parte do Anel de Fogo — uma cadeia situada no Pacífico e que é composta por mais de 200 vulcões. O Sinabung permaneceu adormecido durante cerca de 400 anos, mais ou menos, até resolver voltar à ativa com tudo em 2010 e, caso você não tenha ficado sabendo, explodiu violentamente na semana passada.

Erupção explosiva

Pois são as imagens dessa impressionante erupção que vamos mostrar para você! Mas, antes, deixe a gente contar um pouco mais como foi a coisa toda para que você tenha uma melhor noção da dimensão da explosão! De acordo com Eileen Guo, do site Inverse, ela aconteceu no dia 19 de fevereiro e lançou cinzas a mais de 55 mil pés — ou mais de 16 mil metros — de altura.

Ademais, a erupção explosiva fez com que o Sinabung “detonasse” perto de 1,6 milhão de metros cúbicos de seu topo e que uma nuvem com quase 5 quilômetros de diâmetro composta por cinzas e gás quente descesse e se formasse ao redor do vulcão. Segundo Eileen, em algumas partes de Sumatra, a visibilidade caiu para menos de 5 metros, sem falar que a “chuva” de cinzas chegou a ser registrada a mais de 257 quilômetros de distância do monte. Veja:

Monte SinabungOlha o tamanho da explosão! (Reddit/Whoshabooboo)

*Você pode ver a erupção acima com melhor resolução através deste link.

As imagens acima foram registradas por alguém que, evidentemente, estava presente no momento da erupção e, se você prestar atenção, dá para ver pessoas correndo da explosão. Por sorte, nenhuma vítima foi registrada e isso se deve ao trabalho de monitoramento constante da atividade do Monte Sinabung — que permitiu que as autoridades ficassem em alerta antes que o vulcão cuspisse cinzas e gases para o alto. A erupção chegou a ser vista do espaço, gente! Confira:

Assustador, né?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: