Perversão de rei popularizou o doloroso parto deitado

02/03/2018 às 08:302 min de leitura

Os costumes da humanidade mudam de tempos em tempos. Muitos, entretanto, mudam para pior – esse é o caso do parto deitado, por exemplo. O nascimento natural do bebê costuma ser mais fácil e menos doloroso em posições como de cócoras ou de quatro, já que isso abre mais espaço na pelve.

Porém, os partos normais na posição deitada são os mais comuns em todo o mundo. Entretanto, dessa maneira o bebê pode acabar recebendo menos oxigênio durante as contrações, que podem ser mais dolorosas para a parturiente. Se essa é uma posição mais complicada, por que ela se popularizou tanto?

Isso é culpa de um homem, é claro. O rei Luís XIV era conhecido como “O Grande” e “Rei Sol”, tendo governando a França por incríveis 72 anos, entre 1643 e 1715, um dos maiores reinados de toda a história europeia. O cara teve nada menos que 22 filhos, com diferentes mulheres – além da esposa, ele tinha várias amantes.

Rei Luís XVI Representação do rei Luís XIV no nascimento de um dos filhos

Os primeiros filhos nasceram em bancos de partos, isto é, uma espécie de cadeira na qual a posição vertical da parturiente facilita a saída do bebê, já que abre a pelve e utiliza a gravidade. Só que, dessa forma, a visão da vagina expelindo a criança não é tão clara. Como o rei Luís XIV adorava ver os nascimentos, ele determinou uma posição onde a visão vaginal ficasse mais clara para ele.

Dessa forma, ele fez com que as suas mulheres passassem a parir na posição deitada. Além disso, o rei também determinou a presença de parteiros masculinos, ao contrário das populares doulas que compreender melhor o que as parturientes estão sentindo. Seria uma forma de compartilhar sua perversão com outros homens? Muito provável.

Como os súditos tendem a copiar tudo o que a realeza faz, os partos deitados acabaram se popularizando pela França, depois pela Europa e hoje dominam o mundo. Antes de 300 anos atrás, os partos costumam respeitar as dores femininas em busca de uma posição mais confortável tanto para elas quanto para os bebês. Desde que o rei Luís XIV, “O Grande”, resolveu intervir, o parto deitado se tornou quase uma regra.

Cadeira de partoAntes de Luís XIV, a maioria dos partos era feito na vertical, com a mulher sentada em um banco próprio para isso

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: