Teria elefante sido flagrado fumando em uma floresta na Índia?

28/03/2018 às 13:002 min de leitura

Você chegou a ver o videozinho do elefante “fumando”? As imagens estão dando o que falar na internet e até os cientistas estão coçando suas cabeças diante da peculiar cena. Mas, o que ela mostra? Antes de apresentarmos a teoria que ganhou mais força até agora, assista ao infame clipe a seguir:

Na verdade, o elefante não foi flagrado “fumando” agora! A cena foi registrada em abril de 2016, pelo cientista Vinay Kumar, durante uma visita ao Parque Nacional de Nagarhole, uma floresta situada no sul da Índia. O pesquisador faz parte de uma organização de defesa ao meio ambiente chamada Wildlife Conservation Society, e tinha deixado uma porção de câmeras no local para realizar o monitoramento de tigres que transitam pelo parque.

Remedinho

A cena do elefante foi registrada quando Vinay foi com seu time checar os equipamentos — e o cientista só divulgou as imagens agora por achar que elas não mostravam nada de mais. Evidentemente, o paquiderme (fêmea) não está fumando, mas coletando cinzas do solo, levando-as até a boca com a tromba e soprando o pó. E o motivo de ela estar fazendo isso é que vem intrigando cientistas mundo afora, já que esse comportamento nunca tinha sido observado em um elefante selvagem.

Elefante soltando fumaça E a gente fazendo mau juízo do elefante! (YouTube/Guardian News)

Ninguém sabe a razão exata, mas a teoria que mais tem ganhado força é a de que o paquiderme estava tentando consumir fragmentos de carvão vegetal que se encontravam no solo e soprando o excesso de cinzas. Curiosamente, outros times de cientistas já documentaram outros animais ingerindo carvão — como os macacos da espécie Procolobus kirkii, nativa do Arquipélago de Zanzibar — para combater o efeito de substâncias tóxicas consumidas acidentalmente com seus alimentos.

Estudos apontaram que o carvão, além de funcionar como laxativo, se liga a toxinas no organismo e ajuda a eliminá-las, portanto, tem propriedades medicinais para os animais. Assim, uma possibilidade é que o elefante estivesse apenas tentando combater o mal-estar.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: