SpaceX vai lançar “faxineiro espacial” para limpar órbita da Terra

02/04/2018 às 09:312 min de leitura

Um foguete Falcon 9 da SpaceX vai levar ao espaço na próxima segunda-feira (02) um dispositivo muito importante. Estamos falando do “RemoveDebris”, que ficará responsável por literalmente fazer uma limpeza na órbita da Terra. O faxineiro espacial vai coletar detrito de satélites antigos e outros objetos espaciais que não servem mais para nada e jogá-los de volta na atmosfera do nosso planeta.

A ideia é que, com isso, esses detritos sejam destruídos na reentrada e deixem de representar um risco para a Estação Espacial Internacional (EEI) e satélites de comunicação que de fato estejam ativos em órbita. Em 2016, um pequeno detrito vagando pelo espaço atingiu uma janela da EEI e chegou a trincar o vidro da espaçonave.

removedebrisFormas de captura de lixo em órbita. Primeiro, com arpão e, em seguida, com rede.

Por conta disso, um consórcio de várias empresas do setor espacial, liderados pela universidade britânica Surrey University desenvolveu o RemoveDebris. Parte do financiamento para a pesquisa e construção do equipamento foi oferecido pela Comissão Europeia, que tem interesse em proteger seus satélites em órbita, bem como a própria EEI.

7,6 toneladas de lixo

Como esses objetos individuais são relativamente leves, demoram muito tempo para cair naturalmente na Terra

Estima-se que existam mais de 7,6 toneladas de detrito inútil vagando pela órbita terrestre, e muitos teles estão viajando mais rápido que uma bala, a mais de 48.000 km/h. Esses objetos podem destruir satélites que ainda estão funcionando e, dessa forma, criar ainda mais detrito no espaço. Como esses objetos individuais são relativamente leves, eles demoram muito tempo para cair naturalmente na Terra. Dessa maneira, um faxineiro espacial como o RemoveDebris se tronou necessário.

Segundo o The Telegraph, o aparelho vai se acoplar à EEI assim que chegar ao espaço e, em seguida, será automaticamente lançado em órbita para começar seu trabalho de limpeza experimental. Para tal, ele vai contar com uma rede e um arpão. Não sabemos, contudo, por quanto tempo ele poderá ficar fazendo esse trabalho lá em cima ou mesmo quantos objetos ele deve jogar na Terra nesse primeiro momento.

SpaceX vai lançar “faxineiro espacial” para limpar órbita da Terra via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: