Cientistas testam aparelho que extrai água potável do ar mesmo em desertos

07/04/2018 às 11:002 min de leitura

Parece absurdo, mas, em pleno 2018, BILHÕES de pessoas no mundo ainda sofrem com a falta de acesso à água potável. Felizmente, um experimento liderado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, parece promissor na busca de uma solução para esse problema básico da nossa civilização. O aparelho testado é capaz de extrair água potável até mesmo do ar de desertos. 

1

O teste foi realizado na cidade de Tempe, no Arizona, que oferece condições similares às encontradas nas regiões mais áridas do planeta. Na verdade, ela é uma delas. Por lá, a umidade relativa média do ar no ano é de 31%, mas durante os meses mais secos fica constantemente abaixo dos 10%. Ou seja, é praticamente um deserto urbano. 

2

Por isso, os cientistas não precisaram viajar para testar o protótipo, simplesmente subiram no telhado da universidade. Apesar de ter sido realizado em pequena escala, o experimento conseguiu extrair alguns mililitros de água a partir da pouquíssima umidade relativa do ar desértico. E o melhor: sem contaminar o líquido durante o processo. 

InfelizmenteInfelizmente, esta foi a única imagem divulgada do projeto

Como? 

O sistema conta com uma tecnologia baseada em estruturas metal-orgânicas (MOFs) recentemente descobertas que contam com superfícies microscopicamente extensas e porosas. Ou seja, o material é tipo uma esponja, tendo uma área de contato molecular com o ar muito maior do que aparenta à primeira vista. Segundo os pesquisadores, 1 kg dele é o suficiente para gerar cerca de meio litro de água potável por dia. 

microscópio eletrônicoEsse é o estilo de um cristal de MOF visto através de um microscópio eletrônico

O aparelho, claro, funciona a partir de energia solar, afinal não há fonte de energia disponível mais abundante que o Sol, principalmente quando o local é um deserto. E esse é mais um ponto a favor da pesquisa, já que outros sistemas conhecidos de captação de umidade do ar usam muita eletricidade e ainda não conseguem atuar em condições extremas. 

5

“Essa tecnologia é fantástica, pois demonstrou como um sistema de coleta de água baseado em estruturas metal-orgânicas atua no resfriamento do ar mesmo em climas desérticos. Com o seu aprimoramento, pode se tornar um importante método de produção de água em qualquer região do planeta”, explicou Yang Yang, professor e engenheiro de materiais da Universidade da Califórnia. 

5

O protótipo foi projetado em uma escala muito pequena e só teve capacidade de funcionar durante o ciclo de um dia, mas provou que é possível. Agora, resta saber se serão feitos os investimentos necessários para que a pesquisa avance ao ponto de encher os bilhões de copos vazios espalhados pelo mundo.

Cientistas testam aparelho que extrai água potável do ar mesmo em desertos via TecMundo

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: