As previsões do Oráculo de Delfos tinham influências de alucinógenos?

10/04/2018 às 13:012 min de leitura

O interesse humano em saber o seu futuro não é de hoje. Mesmo sem garantia alguma de que as previsões estejam corretas, muitas pessoas recorrem a cartomantes para decidir questões importantes em suas vidas. Como nenhuma habilidade do tipo possui comprovação científica, cabe ao “cliente” acreditar ou não no que é dito.

Atualmente, esse tipo de consulta é mais pontual e feita em locais reservados, mas na Grécia Antiga existia até um templo para abrigar Pítia, sacerdotisa conhecida por suas profecias.

Templo de Apolo atualmenteTemplo de Apolo atualmente

As ruínas do Templo de Apolo, localizado em uma das encostas do Monte Parnaso, não mostram de forma clara a grandiosidade que um dia ele possuiu. Pessoas de lugares distantes viajavam dias, de várias partes da Europa até o Oráculo de Delfos, com o intuito de consultar Pítia. Após ouvir as perguntas feitas pelos visitantes, de acordo com registros, ela refletia enquanto mastigava folhas de louro, inalava vapores que subiam por fendas de uma caverna subterrânea ou bebia água de uma fonte próxima.

As profecias do Oráculo de Delfos eram muito importantes na época, tanto que existem registros de decisões sobre estratégias de guerra definidas com base nelas. Dada a relevância de tais decisões, espera-se que elas sejam tomadas de forma consciente, mas com isso surge a dúvida: ela realmente tinha uma linha direta com os Deuses, ou as previsões eram simplesmente divagações de uma pessoa alucinada?

Opinião científica

Cientistas concordam que as folhas de louro que ela mastigava não causavam alucinações, até porque são as mesmas utilizadas para temperar alimentos atualmente. A nascente de água utilizada pela sacerdotisa era a mesma que alimentava os moradores locais, então provavelmente não existia nada de anormal nela também.

O único elemento presente em registros que causa dúvidas são os vapores inalados. Por muitos anos, os cientistas não acreditaram nas descrições de que vapores vinham de fendas na montanha, mas em 2001 alguns pesquisadores detectaram a presença de etileno na região abaixo do templo. Em grandes quantidades, esse composto pode causar alucinações, o que explicaria o estado de transe no qual as profecias eram feitas.

Pítia no Oráculo de DelfosPítia no Oráculo de Delfos

A literatura antiga mostra que as profecias de Pítia eram feitas de duas formas. Durante o estado de transe, sua voz se alterava, e ela falava sempre de forma enigmática; no entanto, nas vezes em que transmitia as previsões com um tom de voz normal, as profecias eram claras e precisas.

Independente da forma como a mensagem era passada, os relatos mostram que ela acertava sempre. O que nunca saberemos é se ela era apenas uma mulher que, devido à sua credibilidade, tinha somente as previsões que fez corretamente registradas ou tinha realmente uma conexão com os Deuses, que a utilizaram para transmitir sabedoria aos seres humanos. O que você acha?

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: