Contra cupins, árvore de 700 anos está tomando “soro na veia”

19/04/2018 às 06:372 min de leitura

Uma imensa figueira-de-bengala (Ficus benghalesis) está recebendo um tratamento quase humano para se livrar de cupins: uma solução química está sendo injetada em vários de seus ramos para tentar conter a infestação, que já matou alguns de seus maiores galhos. O “soro fisiológico” é semelhante àqueles que você toma no hospital quando está doente, com a diferença que é feito com o inseticida clorpirifós.

O esforço para salvar a árvore tem um motivo bem justificável, já que a tal figueira é a segunda maior do tipo em todo o mundo. Chamada de Pillalamarri, ela tem aproximadamente 700 anos de idade e está localizada a 4 km de Mahabubnagar, na Índia, sendo uma grande atração turística da cidade.

Desde dezembro, porém, ela está fechada para a visitação por conta da fragilidade. Ocupando uma área de 4 acres (mais de 16 mil m²), a Pillalamarri possui vários troncos, algo característico dessa espécie. Inicialmente, tentou-se aplicar o inseticida em alguns buracos já existentes na árvore, mas não foi eficaz, já que o químico acaba sendo “cuspido” sem ser absorvido.

soroCentenas de bolsas de soro estão espalhadas pela figueira-de-bengala centenária

A solução foi diluir o produto e injetar em vários pontos diferentes da figueira, para ter sua absorção através de gotejamento. Felizmente, isso se mostrou mais eficaz, e agora a árvore tem uma chance maior de sobrevivência. São centenas de bolsinhas de soro espalhadas pela árvore, que está com uma saúde mais estável, de acordo com os seus cuidadores.

Como alguns ramos maiores caíram e outros estão fragilizados, também foram construídas estruturas de concreto para tentar suportar esses galhos ainda vivos para que eles não cedam. Assim que a árvore estiver novamente fortalecida, ela será reaberta à visitação. Por enquanto, os turistas – na maioria indianos – podem apenas observá-la de longe.

pillalamarriA Pillalamarri se espalha por uma área de 4 acres

Mais curiosidades sobre árvores:

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: