Qual é a relação entre o LSD e o Dia Mundial da Bicicleta?

19/04/2018 às 11:482 min de leitura

No dia 19 de abril é comemorado o Dia Mundial da Bicicleta. Mas você sabia que essa celebração está diretamente relacionada à invenção do LSD? A dietilamida do ácido lisérgico foi criada meio que por acaso pelo químico suíço Albert Hofmann, em 1938, depois de inúmeras tentativas de inventar algo que fizesse com que as mulheres não perdessem tanto sangue na hora do parto.

Em 16 de abril de 1943, Hofmann sem querer derrubou um pouco do LSD em seu braço. A absorção da droga fez com que ele experimentasse uma sensação semelhante ao sonho, como ele mesmo descreveu. Três dias depois, ele fez algo que qualquer pessoa em seu lugar faria: tomou voluntariamente 250 microgramas de LSD para ver o resultado.

Era apenas um grãozinho da substância, mas o suficiente para Hofmann ter uma “viagem daquelas” – sabe-se hoje que apenas 200 microgramas da droga são suficientes para ficar chapadão! Assim que ele começou a sentir os primeiros efeitos alucinógenos da droga sintética, cerca de 1 hora depois, Hoffman subiu em uma bike e pedalou do laboratório até sua casa.

albert hoffmanExperiência de Hofmann chapadão sobre uma bike já foi retratada diversas vezes

Esse trajeto de bicicleta acabou sendo uma “viagem” alucinante! No laboratório, ele estava totalmente convencido de que sua vizinha era uma bruxa e ele precisava sair dali. Por isso, você já deve imaginar como ele estava quando saiu pedalando pelas ruas de Zurique. Seu relato dos efeitos do LSD serviu para um monte de curiosos quererem experimentar a droga, que acabou se tornando muito popular duas décadas depois, nos loucos anos 60.

Mesmo sabendo que o LSD poderia se tornar uma perigosa arma caso caísse em mãos erradas, Hofmann descreveu sua descoberta como “remédio para a alma”. Ele acreditava que o LSD poderia ser desenvolvido para tratar problemas psiquiátricos e psicológicos, mas no fim das contas acabou servindo mais para deixar a galera bem alicicrazy.

Assim, o dia 19 de abril acabou se tornando a data em que o LSD foi tomado intencionalmente pela primeira vez e também o Dia Mundial da Bicicleta. Curioso, não?

albert hofmannAlbert Hofmann faleceu em 2008, aos 102 anos, de um ataque cardíaco

Mais curiosidades sobre o LSD

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: