Afinal, por que os morcegos dormem de cabeça para baixo?

30/04/2018 às 08:002 min de leitura

Se pedirmos para vocês pensarem em “morcegos”, muitos provavelmente formarão a imagem mental desses bichinhos pendurados de cabeça para baixo. Essa característica é tão comum nos morcegos que nós estamos acostumados a vê-los assim sem nem questionar o motivo para essa posição. Você sabe?

São vários os motivos para isso: o primeiro é que essa é uma boa posição para “decolar”. Como a estrutura óssea e corporal dificulta bastante eles levantarem voo como os passarinhos, isto é, batendo as asas a partir do solo, o ideal é se soltar de um lugar mais alto e usar as asas para planar. É importante lembrar, também, que os morcegos não são aves, mas sim mamíferos – os únicos capazes de voar!

morcegosDormir de ponta-cabeça: só vantagens!

Outro motivo está relacionado à segurança. Como os predadores naturais dos morcegos estão acordados de dia, que é quando esses animais dormem, é importante ter uma “cama” em um lugar de difícil acesso. Assim, ficar pendurado em lugares de difícil acesso é uma forma de garantir um sono tranquilo e sem nenhuma perturbação.

Além disso, a própria evolução permitiu que o corpo do morcego se tornasse apto a ficar agarrado de ponta-cabeça sem nenhum esforço. O bichinho não precisa contrair as garras para se fixar, bastando soltar o peso do corpo, que acaba contraindo os músculos das patas, consequentemente agarrando a rocha, o galho ou o sótão em que eles dormem. Assim, é até possível morrer dormindo e continuar pendurado!

morcego"Já está na hora de acordar?"

Mais algumas bat-curiosidades:

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: