Pesquisadores usam IA para digitalizar os Arquivos Secretos do Vaticano

03/05/2018 às 08:002 min de leitura

Lar de cerca de 35 mil volumes e contando com mais de 80 km de prateleiras cheias de livros e documentos, os Arquivos Secretos do Vaticano abrigam uma das coleções históricas mais importantes da humanidade, com o manuscrito mais antigo datando do final do século 8. O problema é que ele não pode ser acessado virtualmente, estando disponível apenas para acadêmicos com condições de se locomover até a sede da Igreja Católica.

Um grupo de pesquisadores da Universidade Roma Tre e da Universidade La Sapienza, ambas na capital da Itália, quer mudar isso. Eles estão desenvolvendo um projeto chamado de In Codice Ratio, que tem como objetivo transcrever automaticamente todo o conteúdo dos Arquivos que pode ser acessado pelo público.

Para isso, a equipe trabalha com uma combinação de inteligência artificial e reconhecimento óptico de caracteres (OCR). Eles utilizam uma técnica nova para conseguir aplicar os conhecimentos atuais de OCR aos textos escritos à mão, dividindo as palavras em pequenos pedaços que dependem da quantidade de tinta utilizada na região. Com isso, é possível separar cada letra individualmente e transformar o papel em um documento digital.

Captura de tela de texto.À esquerda, o texto manuscrito; no meio, a palavra correta; e à direita, o que o programa identificou.

O treinamento da inteligência artificial responsável por reconhecer esses pedaços de texto como letras do alfabeto latino foi feito por estudantes do ensino médio italiano. Eles responderam a diversos questionários e identificaram quais imagens representavam as letras desejadas.

O resultado disso tudo foi colocado à prova quando a equipe fez os testes utilizando cerca de 18 mil páginas de cartas armazenadas nos Arquivos. De acordo com os pesquisadores, o programa conseguiu identificar corretamente 96% das cartas, com um terço das palavras contendo pelo menos um caractere errado. Como essa tecnologia aprende sempre que seus erros são identificados, a tendência é que esses números só melhorem nas próximas tentativas.

No site do In Codice Raio, você pode ver todos os artigos publicados com os resultados da pesquisa.

Pesquisadores usam IA para digitalizar os Arquivos Secretos do Vaticano via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: