Você já ouviu falar em Cahokia, a primeira grande cidade norte-americana?

07/05/2018 às 09:042 min de leitura

Quando falamos de civilizações pré-colombianas, costumamos nos lembrar dos maias, dos incas e dos astecas, que tiveram grandes cidades como Tikal (onde hoje fica Petén, na Guatemala), Machu Picchu (nos arredores de Aguas Calientes, no Peru) e Tenochtitlán (atual Cidade do México). Porém, você sabia que existiu uma cidade enorme em território que hoje pertence aos EUA? Ela se chamava Cahokia e teve até 20 mil habitantes!

Essa cidade era tão grande, que no momento que experimentou seu auge, entre os anos 1050 e 1200, era maior do que grandes potências europeias, como Londres. Os restos dessa grande civilização, a maior ao norte do México, estão nos arredores de St. Louis, no estado do Missouri.

Cahokia foi construída em território de 16 km², grande o suficiente para ser considerada uma potência na época. Ela contava com 120 montes enormes de terra, onde ficavam suas principais construções. Hoje, ao menos 80 dessas formações sobreviveram ao tempo, incluindo a praça central da cidade, construída sobre o Monk’s Mound, um monte com 30 metros de altura no qual estava a sede do governo – por sinal, um prédio com até 15 metros de altura.

CahokiaAntes e depois: representação do centro de Cahokia em seu auge e vista do morro nos dias atuais

Apesar de ter vivido seu auge perto do ano 1200, acredita-se que Cahokia começou sua construção 600 anos antes! Os arqueólogos precisam fazer um trabalho monumental para documentar a história dessa civilização, que apesar do tamanho não tinha um sistema de escrita, logo, não deixou registrou documentais de sua existência.

Tanto que Cahokia é o nome de uma tribo que vivia na região por volta do século 17, tendo sido descoberta por exploradores franceses que acabaram dando esse nome à antiga cidade – como seus nativos a chamavam na época do seu apogeu ninguém sabe. Cada região da cidade tinha uma função própria, como áreas específicas para administração, cultos religiosos e moradia – inclusive com bairros diferenciados para os mais afortunados. A principal economia de Cahokia envolvia o plantio de milho e feijão.

CahokiaEm seu auge, Cahokia chegou a ser maior do que Londres!

Sobre a vida cotidiana dos habitantes de Cahokia pouco se sabe. Um dos poucos registros é o jogo chunky, no qual os competidores jogavam dardos e discos de pedra. Como a prática envolvia apostas, muitos se suicidavam após perder todas as economias – é o que dá lidar com jogos de azar, né? Você pode conhecer esse e outros jogos mortais da Antiguidade nesta lista!

Acredita-se também que duas grandes inundações do rio Mississippi tenham afastado a população da cidade. A primeira no ano 1100 e a segunda em 1400, porém, arqueólogos estimam que 50 anos antes já não havia mais nenhum morador em Cahokia, que ficou abandonada até a chegada das tribos que batizaram a cidade com esse nome. O povo da época deve ter migrado para diferentes regiões, criando assentamentos bem menores.

Hoje em dia, Cahokia é um sítio arqueológico relativamente pouco conhecido, mas que já recebeu na UNESCO o título de Patrimônio Mundial da Humanidade.

ChunkeyDiscos de pedra e pontas de lança do jogo chunkey

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: