Você já deve ter ficado surpreso ao descobrir muitas verdades sobre muitas coisas que acreditava ser verdade e não era. Também já deve ter percebido que existem mesmo coisas estranhas que fazem bem para a saúde, mesmo que você não tenha acreditado. Hoje você vai descobrir algumas afirmações falsas sobre saúde que você precisa saber.

1. Cabelo molhado X dor de garganta

Há quem diga que tomar friagem com os cabelos molhados pode causar dor de garganta ou até mesmo dar febre e resfriado, mas isso não passa de um mito. Andar de cabelos molhados ao vento não traz perigo nenhum, a não ser que o vento esteja muito gelado, aí você pode correr o risco de ter um choque térmico.

cabelo molhado

2. Unhas e cabelos após a morte

Ao contrário do que muitos pensam, as unhas e os cabelos não continuam crescendo após a morte. Muitos aprovam essa teoria e garantem que isso realmente é verdade, mas é apenas um mito. O que acontece é que a pele encolhe, dando a impressão de que as unhas e os cabelos cresceram. Sem contar que o corpo já não possui mais um organismo ativo capaz de produzir células necessárias para o crescimento dos cabelos e das unhas.

unhas

3. Leite direto da vaca é mais saudável

Não se arrisque tomando o leite quando retirado diretamente da vaca. Ele pode até sair quentinho, bonito, apetitoso, mas isso não significa que ele esteja saudável o bastante para ser ingerido diretamente após a sua retirada. Você pode encontrar vírus, como o da tuberculose, e bactérias que podem causar problemas sérios à sua saúde. Portanto, ferva o leite antes de beber.

leite

4. Esmaltes escuros deixam as unham mais fortes

Não caia nesse mito de que usar esmalte de cor escura deixa as unhas mais duras. Tanto os esmaltes escuros quanto os esmaltes claros contém a mesma composição – a única coisa que muda é a pigmentação, a cor do esmalte.

unhas

5. Evite carboidratos noturnos se quiser emagrecer

Se você é aquela pessoa que vive fazendo dietas e que evita diversos alimentos durante a noite, já pode tirar os carboidratos da sua lista. Isso porque ele não tem hora determinada para engordar, ele engorda em qualquer momento, basta você comer em exagero. Foram feitas pesquisas que comprovam que comer carboidratos no período da noite não engorda, pelo contrário, ele pode até ajudar na sua dieta, pois quando ingerido no jantar, ele dá mais sustentação evitando que você coma muito no dia seguinte.

comida

6. Doces X crianças

Essa história de que dar doces para as crianças deixam elas mais hiperativas não tem verdade alguma. Crianças já são agitadas por natureza – dar ou não doces para elas não vai fazer diferença nenhuma na hiperatividade do pequeno. O chocolate, por outro lado, deixa sim as crianças agitadas, afinal, contém cafeína. Porém, o açúcar sozinho não é um estimulante e pode ter efeito calmante, tanto que as pessoas tomam água com açúcar após levar um susto, não é mesmo?

doce

*Via assessoria

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.