Mais 5 dicas populares de saúde que não passam de mitos sem sentido algum

13/06/2018 às 12:302 min de leitura

Quem nunca ouviu coisas como “Não pode lavar o cabelo quando está menstruada” ou “Não pode comer mangar com leite, pois isso causa morte”? Esses são só alguns dos mitos mais comuns que ouvimos durante toda a vida e que muitas pessoas ainda acreditam. Mas não é bem assim que as coisas funcionam: muitos desses boatos surgiram nos tempos mais antigos, e com certeza você já deve ter ouvido dos seus avós, já que vão passando de geração em geração.

Chegou a hora de descobrir a verdade e ver que nem todos os ditos populares são exatamente o que dizem. Veja abaixo dicas populares de saúde que não possuem nem um pingo de verdade.

1. “Nada de banho logo após comer”

Com certeza muitas pessoas já ouviram essa história de que tomar banho logo após uma refeição pode fazer mal, mas fique calmo: isso não passa de um mito muito mal contado. A verdade é que você não pode ir para uma sauna, pois isso poderá fazer com que a sua pressão caia, já que ocorre uma vasodilatação. É melhor deixar o seu corpo focar na digestão após a refeição, mas se precisar de um banho, vá sem medo!

banho

2. “Tome água com açúcar para ficar mais calmo”

Aposto que em algum momento de nervosismo da sua vida alguém já deve ter lhe oferecido a famosa água com açúcar que, supostamente, tem o dom de acalmar os ânimos. Saiba que isso também não passa de uma crendice popular, já que ela não tem esse poder, não... O máximo que pode ocorrer é uma sensação de prazer liberada pelo cérebro, via dopamina.

água com açucar

3. “Não tome banho quente e saia no vento gelado para não entortar a boca”

Há quem acredite que tomar banho quente e depois sair no vento gelado, devido ao choque térmico, pode entortar a boca. Mas isso não tem nem 1% de verdade: o choque térmico pode ser bem desagradável, mas não é capaz de causar paralisia facial em uma pessoa.

cabelo

4. “Corte o cabelo para ele crescer mais rápido”

Você acredita mesmo que as células vivas do couro cabeludo têm como saber quando você cortou as pontas dos fios? Considere o fato de que os cabelos são fios secos de queratina, ou seja, tecido morto, então, qual influência a tesoura pode exercer sobre eles? Dar uma aparadinha elimina pontas duplas e ressecadas, mas não vai contribuir para o seu crescimento rápido, apenas o deixará mais saudável.

cabelo

5- “Não fique andando descalço para não pegar gripe e nem pneumonia”

Esse é um dos maiores mitos e leva inúmeras pessoas a acreditar! Ouvimos desde que nascemos sobre isso e muitos morrem acreditando que é verdade. Sem contar que, mesmo depois de ler que isso é uma crendice popular, é bem provável que você ainda fique na dúvida. Mas saiba que ambas as doenças são contraídas através de vírus e bactérias e que existem ações simples para prevenir a gripe. Spoiler: usar calçados não é uma delas! Portanto, estar apenas com o pé sem calçado no chão (mesmo que gelado) não vai te deixar gripado.

Você pode andar descalço até sobre a neve se quiser, mas se não tiver o vírus da gripe e as bactérias da pneumonia presente no ar, você nunca irá ficar doente. É claro que outros problemas podem surgir, como friagem e bicho-de-pé.

neve

*Via assessoria

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: