Você já viu um tubarão se comportando como se fosse um cachorro?

14/06/2018 às 04:482 min de leitura

A maioria das pessoas, independentemente da espécie, não se arriscaria muito em se aproximar de um tubarão, você não concorda? Afinal, a percepção que muitos têm desses peixes é a de que eles não pensariam duas vezes antes de atacar — e, se possível, devorar — um humano! Talvez por essa razão o videozinho que você pode ver a seguir seja tão surpreendente.

Até onde conseguimos descobrir, as imagens foram capturadas no Aquarium des Lagons, situado em Noumea, na Nova Caledônia, e elas mostram o funcionário do local trajado com roupas e equipamentos de mergulho limpando a parte interna de um tanque de vidro. O sujeito pode ser visto fazendo seu trabalho diligentemente e rodeado de pelos “moradores” do local, até que um tubarão-zebra — Stegostoma fasciatum — aparece e, basicamente, tenta capturar a atenção do humano. Veja:

Coçadinhas

O comportamento do tubarão, pedindo atenção e visivelmente curtindo as coçadinhas na “barriga”, não lembram — muito — o de um cachorro? De acordo com informações disponíveis no site do Oceanário de Lisboa, que possui um desses animais em seus aquários, os tubarões-zebra podem ser encontrados na natureza no oceano Indo-Pacífico, do Mar Vermelho até a África do Sul, e também de Samoa, passando pelo Japão e Nova Gales do Sul.

Tubarão(The Huffington Post)

Entretanto, apesar de esses tubarões se distribuírem por uma área tão vasta, eles se encontram em perigo de extinção. Isso porque os tubarões-zebra são usados para o consumo humano e sua carne pode ser utilizada tanto em sua forma fresca, como curada. Esses animais também são empregados na produção de farinha de peixe, e o fígado processado para a obtenção de vitaminas. Nem as barbatanas escapam!

Tubarão(Oceanário de Lisboa)

Outro fator que ajuda a tornar os tubarões-zebra mais vulneráveis é o seu comportamento. Embora os humanos, de modo geral, tenham pavor de tubarões, os zebra são inofensivos, lentos e inclusive dóceis, permitindo a aproximação de mergulhadores na boa. O que você viu no vídeo, aliás, é bastante comum e esses peixes curtem ter o torso tocado. Vale destacar que existem registros de ataques, geralmente quando eles têm as caudas puxadas ou quando algum sem noção tenta montá-los como se fossem cavalinhos, mas raramente esses encontros resultam em ferimentos.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: