Por que seu maxilar formiga quando você mastiga alguns tipos de comida?

25/06/2018 às 05:082 min de leitura

Sabe quando você trabalha tanto que fica extenuado? Isso também acontece com as glândulas do seu maxilar quando você experimenta alguns tipos de alimentos.

Produzir saliva é o verdadeiro trabalho das nossas glândulas salivares (nossa, que surpresa!), mas mesmo elas podem ficar sobrecarregadas  afinal de contas, o corpo produz entre 2 e 4 litros de saliva por dia. É saliva pra caramba!

Embora seja composta em 99,5% de água, a saliva tem como função ajudar a dissolver o que você come antes das próximas etapas do sistema digestivo. Para isso, entram em campo também algumas substâncias que fazem parte dela e colaboram para a mastigação, o gosto, o deglutição e a proteção dos dentes.

Quando elas identificam determinados tipos de alimentos, enviam um comando para as glândulas salivares  que ficam embaixo da língua, justamente perto da parte do maxilar que sente aquela ardência às vezes. Se o alimento que você está ingerindo é apimentado, ácido, azedo ou doce, esse comando é justamente para produzir mais saliva, a fim de contribuir com a digestão e não deixar seu sistema digestivo sobrecarregado.

Então, as glândulas assumem a carga sozinhas, em um primeiro momento, para diminuir o impacto depois. E esse arrepio ou uma espécie de formigamento que você sente no maxilar é sinal de que elas estão trabalhando.

E o mais curioso sobre isso é que você nem precisa estar de fato mastigando esses alimentos para ter essa sensação! A mente humana é tão poderosa que, só de se imaginar mastigando algo muito azedo, já é possível enviar esse comando para as glândulas salivares.

Por falar nisso, é daí a ideia de que algo "dá água na boca"! Você pensa em um prato de que gosta bastante, e suas papilas gustativas se agitam e enviam o comando para suas glândulas salivares. O resultado? A boca fica cheia de água — ou melhor, saliva!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: