Tem até “bola de fogo” caindo na Rússia nesta Copa do Mundo!

28/06/2018 às 09:302 min de leitura

Se você está acompanhando os jogos da Copa do Mundo — e participando de algum bolão —, há de concordar com a gente que esta está entre as mais imprevisíveis e loucas edições do mundial de futebol, com placares quase impossíveis de imaginar. Afinal, quem imaginaria que a poderosa Alemanha (tida como uma das grandes favoritas a levar o troféu para casa) cairia já na fase de grupos? E sabe o que mais andou caindo na Rússia esses dias atrás?

"Bola de fogo"

Pois é, caro leitor! De acordo com Eddie Irizarry, do site EarthSky, na última quinta-feira, dia 21 de junho, uma enorme bola de fogo (e não de futebol) foi vista no céu da Rússia. O fenômeno foi provocado por uma pequena rocha espacial que se desintegrou na atmosfera e pôde ser visto em diversas cidades, incluindo relatos de avistamentos em Moscou.

Segundo Eddie, sensores monitorados pela NASA detectaram que a desintegração da rocha espacial provocou uma explosão equivalente à liberação de 2,8 kilotons de energia e, a partir dessa informação, foi estimado que o objeto que se desfez na atmosfera media mais ou menos 4 metros de diâmetro. Traduzindo: não passou de uma “pedrinha” pequenininha — e você pode assistir às imagens da bola de fogo a seguir:

A explosão da bola rocha espacial deixou um rastro de fumaça que permaneceu visível durante vários minutos no céu noturno e equipamentos de infrassom registraram frequências (baixas) produzidas pela desintegração do objeto na atmosfera.

Apenas a título de comparação, o pedregulho que explodiu sobre Chelyabinsk — também na Rússia — em 2013 e causou danos materiais em milhares de residências da região teve seu tamanho estimado em 20 metros de diâmetro. No entanto, mesmo essa pedrinha sendo pequena, a galera já encontrou alguns fragmentos da bolotinha. Veja um deles:

Fragmento de rocha espacialViu o pedacinho ali? (EarthSky/vk.com)

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: