Centro brasileiro é maior gerador de conteúdo sobre matemática da Wikipédia

06/07/2018 às 10:001 min de leitura

Uma instituição brasileira é a maior responsável por atualizar e criar artigos da Wikipédia sobre matemática, de acordo com a própria enciclopédia on-line. Trata-se do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Neuromat), que é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e sediado na Universidade de São Paulo (USP).

Segundo a Fapesp, a equipe do centro de pesquisa criou 4,24 mil novos verbetes e editou outros 21,8 mil com mais informações. Destes, o verbete sobre desvio padrão foi o mais acessado, totalizando 294 mil visualizações até junho deste ano. Ainda de acordo com a fundação, essa força-tarefa de difusão de conteúdo matemático resultou em 19,6 milhões de visualizações de páginas da área na Wikipédia.

Além de temas como mediana e distribuição de probabilidade, o Neuromat também promove melhorias em artigos que tratam de assuntos que unem os campos da neurociência e da matemática, como os de Alzheimer e de lesão no plexo braquial.

“Antes de começarmos esse trabalho, a versão em português da Wikipédia tinha menos de um quarto de todo o conteúdo de matemática disponível em inglês, por exemplo. Hoje isso está diferente”, disse o professor João Alexandre Peschanski, um dos coordenadores da iniciativa. Ele afirmou ainda que esse tipo de colaboração é comum em centros de pesquisa norte-americanos, sendo uma forma de dar mais credibilidade à enciclopédia e fazer divulgação científica.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Centro brasileiro é maior gerador de conteúdo sobre matemática da Wikipédia via TecMundo

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: