A Copa do Mundo acabou ainda está rolando, mas tanto o Brasil quanto a Argentina estão foram das últimas partidas – os hermanos caíram antes da gente, só para deixar aquela provocação básica. Aliás, você já se perguntou de onde vem essa necessidade toda de cutucar os argentinos?

O vídeo de hoje do Mega Curioso traz justamente um histórico dessa rivalidade. O mais curioso é que a treta começou com nenhum dos países envolvidos: foi uma peleja entre Portugal e Espanha, entre 1825 e 1828, para saber quem ficaria com o território que hoje pertence ao Uruguai. O Brasil e a Argentina não tinham nada a ver com a bagaça, mas resolveram apoiar lados opostos nesse conflito e isso azedou um pouco a relação entre ambos.

Depois, com o passar dos anos, essa tensão foi só aumentando, principalmente no campo político: Brasil e Argentina foram se transformando nos principais polos econômicos da América do Sul, mas acabaram se azedando a ponto de ficarem “de mal” um com o outro.

Isso acabou sendo transportado para outras áreas, como o futebol, a paixão nacional nos dois países. Brasil e Argentina somam 7 títulos mundiais, possuem os dois reis desse esporte – Pelé e Maradona –, e sempre acirram os ânimos quando duelam em campo. Felizmente, as disputas agora são apenas esportivas, já que a diplomacia política já foi instaurada há várias décadas!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!