5 motivos para a Estônia ser um dos melhores países da atualidade

10/07/2018 às 12:022 min de leitura

Se você está cansado de viver no Brasil e desgostoso dos rumos que nosso país está tomando, vá para Cuba a Estônia! O pequenino país, com área equivalente ao estado do Espírito Santo e 1,3 milhão de habitantes, prova que tamanho não é documento! Confira alguns motivos que transformam a Estônia em um país do futuro:

1. Aulas de programação

Se você sofre para aprender programação de computadores quando entra na faculdade de engenharia, que tal saber que essa é uma matéria escolar? A ideia começou a ser implementada em 2012, com alunos tendo aula de lógica, algoritmo e programação em Scratch.

alunos

2. Identidade digital

Aqui no Brasil, temos o RG, o CPF, a CNH, e uma série de outros documentos que mais complicam do que facilitam. A proposta de um documento único não é de hoje, mas ainda parece longe de virar realidade. Na Estônia, um documento digital que engloba todos os serviços já existe desde 2001! Com ele, é possível até mesmo viajar pela União Europeia, além de acessar serviços públicos, como os de saúde ou de registro de empresas.

id estonia

3. Voto online

Se no Brasil a urna eletrônica ainda gera crítica quanto à confiabilidade, o que dizer dos estonianos que votam pela internet? É isso mesmo! Com sua identidade digital, os habitantes podem até mesmo participar de votações políticas sem precisar sair de casa! Em 2014, 31% da população votou dessa maneira para o Parlamento Europeu.

voto

4. Transporte público gratuito

O direito de ir e vir está assegurado na Constituição, mas, no Brasil, muitas vezes temos que pagar para isso – principalmente para andar de ônibus ou metrô. Tallin, a capital da Estônia, foi a primeira grande cidade mundial a implementar um sistema de transporte público gratuito para toda a população. O projeto entrou em vigor em 2013 e já em 2014 o número de carros e vans diminuiu consideravelmente nas ruas da capital, mostrando que a galera aderiu ao transporte gratuito.

onibus

5. Internet de graça

Já sofreu para conectar a um WiFi público no meio da cidade? Que tal saber que na Estônia o sinal funciona até no meio de uma floresta fechada? Vários lugares, como parques, cafés, restaurantes, estações, aeroportos, praias etc, possuem sinais de WiFi totalmente gratuitos!

wifi

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: