Tenso: iceberg gigante põe vilarejo em alerta de tsunami na Groenlândia

16/07/2018 às 10:302 min de leitura

Os icebergs não são o que podemos chamar de novidade na Groenlândia — tanto que há alguns dias mesmo nós compartilhamos aqui no Mega Curioso imagens impressionantes de um desses blocos de gelo se rompendo de um glaciar e entrando no oceano. No entanto, apesar de a galera que vive na ilha estar acostumada a ver essas estruturas, o recente surgimento de uma delas pôs um vilarejo em alerta de tsunami e inclusive já forçou algumas evacuações.

Alerta de perigo

O iceberg “apareceu” na semana passada e, na quinta-feira, se encontrava a apenas 100 metros de distância do vilarejo de Innaarsuit, que fica no litoral noroeste da ilha. Segundo as estimativas, o blocão de gelo pesa entre 8 e 10 milhões de toneladas e mede mais de 90 metros de altura a partir do nível da água!

O problema é que, como o iceberg se encontra muito próximo da costa, se ele começar a se fragmentar, os pedaços podem gerar ondas que, por sua vez, podem inundar a comunidade. Aliás, alguém capturou um vídeo em que um pedacinho do bloco de gelo se solta e cai no mar — e veja a seguir o que aconteceu:

Já pensou se um fragmento maior se desprende e cai com um ângulo diferente no mar? Tenso, né? Esse é o maior iceberg já avistado no vilarejo de Innaarsuit, que conta com uma população de 169 residentes — sim, se trata de uma comunidade bem pequenininha.

Até onde foi divulgado, mais de 30 habitantes já foram evacuados para locais mais distantes da costa, e a boa notícia é que ao longo do final de semana, o iceberg acabou se distanciando um pouco do vilarejo, mas o risco de que o bloco de gelo continue se desestabilizando — e perdendo grandes nacos — ainda é bastante grande, portanto, Innaarsuit continua em alerta de tsunami.

O perigo, na verdade, é bastante real na Groenlândia, uma vez que, há pouco mais de um ano, pelo menos 11 residências foram completamente destruídas e quatro pessoas perderam a vida quando um deslizamento de terra provocou a formação de uma onda gigante. Assista a seguir:

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: