Adivinhe onde descobriram uma nova espécie de cobra venenosa!

19/07/2018 às 06:302 min de leitura

Como se na Austrália já não existissem suficientes animais pra lá de assustadores e perigosos, eis que foi descoberta uma nova espécie de cobra venenosa para fazer parte do time da bichara sinistra que existe por lá! De acordo com Chris Pash, do site Business Insider, a identificação do réptil foi anunciada por cientistas da Universidade de Queensland, e a criatura inclusive já pode estar correndo risco de extinção.

Achado acidental

Segundo Chris, a cobra foi descoberta em Weipa, uma cidade que fica no litoral da Península do Cabo York, em Queensland, e a identificação foi totalmente acidental. Uma dupla de biólogos se encontrava na localidade para observar serpentes marinhas e, ao retornar de uma de suas expedições, toparam com o réptil em um bloco de concreto próximo da praia.

Nova espécie de cobra venenosa(Business Insider/Universidade de Queensland/Bryan Fry)

Weipa é uma cidade onde existem grandes depósitos de bauxita e, portanto, uma das principais atividades da localidade é a mineração. Pois os pesquisadores descobriram que a cobra tinha saído de uma pilha de bauxita pronta para ser exportada e que se encontrava no porto de Weipa aguardando para ser carregada em um navio — e teve sorte de escapar com vida.

O animal em questão pertence à família Elapidae, cujos indivíduos têm hábitos noturnos e costumam se esconder em tocas que eles criam no solo ou debaixo de troncos, pedaços de madeira e rochas. No entanto, o exemplar encontrado pelos cientistas é visualmente diferente das demais cobras conhecidas e, após análises em laboratório, eles concluíram que se trata mesmo de uma nova espécie.

Em perigo

Depois de esse indivíduo ser coletado, os cientistas encontraram mais um em Weipa mesmo, e outro morto em uma estrada da região. Além disso, os pesquisadores acharam mais dois exemplares em coleções mantidas por museus e uma foto mostrando uma dessas cobras. Infelizmente, por conta da exploração da bauxita em Weipa e arredores, o time acredita que a atividade está afetando o habitat dos répteis e, como poucos foram encontrados até agora, é possível que a espécie já esteja correndo perigo de desaparecer.

É uma pena, pois, conforme explicaram os pesquisadores, a importância de descobertas como essa vai além de simplesmente documentar a existência de uma nova espécie de cobra. Isso porque, nas últimas décadas, estudos apontaram que as toxinas produzidas por esses animais podem conter compostos que podem ser usados no desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos.

Sem falar que o fato de que a cobra recém-descoberta já possa se encontrar em risco de extinção evidencia o quão pouco conhecemos da biodiversidade presente no mundo — e vai saber quantas espécies de animais ou plantas não desapareceram da face da Terra antes mesmo de que a gente tomasse conhecimento de sua existência.