7 fatos curiosos sobre a temida caravela-portuguesa

28/07/2018 às 08:002 min de leitura

O oceano é repleto de criaturas lindas, curiosas e assustadoras. Uma delas é a temida Physalia physalis, mais conhecida como caravela-portuguesa, devido ao seu formato peculiar. Reunimos aqui alguns fatos sobre esses seres, que ainda estão começando a ser compreendidos pela ciência. 

1. Parece, mas não é

Ela lembra muito uma água-viva, faz um estrago semelhante e normalmente é confundida com uma, mas ela não é. Na verdade, cada uma delas mal pode ser considerada “um” animal, mas sim um grupo de quatro com funções determinadas dentro da colônia: a bolsa de ar que faz com que os outros membros da colônia boiem, chamada de pneumatóforo; os tentáculos, chamados de dactilozooides; os gastrozooides, que digerem os alimentos que os tentáculos pegam; e os gonozooides, responsáveis pela reprodução.

2. Tentáculos enormes!

Os tentáculos delas podem chegar a 50 metros. Embora esse seja o tamanho máximo já registrado de um tentáculo de caravela-portuguesa, a maioria chega a ter em torno de 9 metros, o que já é muito. Imagine-se nadando tranquilamente em uma praia e se deparando com um emaranhado de tentáculos desse tamanho!

3. Walking Dead

Às vezes, alguma caravela encalha ou algum tentáculo se desprende da colônia e vai parar na praia sozinho. Mas não pense que isso a torna inofensiva a ponto de você poder tocá-la; o fato é que ela ainda pode picar, e isso vai doer.

4. Pode ser fatal, mas é raro

É o mesmo caso das águas-vivas; sua picada dói e tem alguns efeitos colaterais bem chatinhos. Pode causar cãibras e vômitos, bem como elevar a frequência cardíaca. No geral, isso tudo só vai perturbar bastante  a não ser que você tenha problemas cardíacos ou seja alérgico ao veneno, o que poderia causar um choque anafilático e levar à morte. 

5. Ela serve de casa para alguns peixinhos bem audaciosos

As caravelas-portuguesas se alimentam principalmente de pequenos peixes e crustáceos, mas isso não é problema para o Nomeus gronovii, um peixinho australiano bastante audacioso que fica nadando entre os ferrões delas e comendo os plânctons que ficam presos ali.

6- As cores são bem bonitas

Em geral, elas surgem em tons de roxo, rosa ou azul, e é aí que mora o perigo. Uma bolha colorida no meio da praia pode facilmente chamar a atenção de crianças. Por isso, muitos países que sofrem com uma quantidade excessiva dessas criaturas costumam colocar avisos nas praias. 

7- Andam em grupos enormes!

Elas normalmente são encontradas em águas quentes do Pacífico, do Atlântico e do Índico, então nós do Brasil temos que ficar espertos. Mas não é só ficar de olho para uma caravela-portuguesa ou outra vindo com a correnteza; o problema é que elas costumam se aglomerar em grupos de mil colônias ou mais!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: