Equipe alemã cria para a SpaceX cápsula de Hyperloop que chega a 457 km/h

23/07/2018 às 11:303 min de leitura

Podemos dizer que o futuro está cada vez mais próximo no que diz respeito aos meios de transporte que vão conduzir os seres humanos em seus deslocamentos diários: um novo recorde foi batido na terceira competição anual realizada pela SpaceX para desenvolver cápsulas para o Hyperloop – um novo estilo de locomoção de passageiros por meio de um tubo em altíssima velocidade.

É disso que se trata a competição: coisas que poderiam transformar radicalmente as cidades e a maneira como as pessoas se locomovem

Mais uma vez, a equipe alemã WARR Hyperloop, da Universidade Técnica de Munique, teve grande destaque, vencendo a competição e quebrando seu próprio recorde de velocidade de cápsula – o pod desenvolvido pelo time chegou à incrível velocidade de 457 km/h. Na edição do ano passado, a WARR Hyperloop havia atingido os 300 km/h, e a equipe contou com a presença de uma brasileira, Mariana Avezum, que os nossos colegas do TecMundo tiveram o prazer de entrevistar em 2017.

Transporte do futuro

Na competição de 2018, as equipes deveriam criar uma cápsula que fosse transportada por um tubo de 1,2 quilômetro construído pela empresa de Elon Musk. O visionário pretende, nos próximos anos, colocar tudo isso em prática no desenvolvimento de um novo sistema revolucionário de transporte. A cápsula elaborada pelos competidores deveria atingir a maior velocidade possível com uma propulsão própria.

A WARR Hyperloop coleciona sucessos e vitórias no desenvolvimento de um protótipo de transporte de passageiros em alta velocidade

A equipe WARR Hyerloop encarou na final outros dois times, um holandês e outro suíço, mas saiu vitoriosa pela terceira vez consecutiva – lembrando que essa é a terceira edição da competição. Os 457 km/h atingidos pela cápsula da WARR Hyperloop debaixo do sol escaldante da Califórnia foram anunciados pelo Twitter oficial da competição.

O sucesso da equipe – e da competição como um todo – deixa o sonho de Elon Musk mais próximo de ser realizado: “Esta é realmente a primeira oportunidade para criar um novo modo de transporte”, disse ele. “É disso que se trata a competição: coisas que poderiam transformar radicalmente as cidades e a maneira como as pessoas se locomovem.”

Ganhando tudo!

Atualmente, a SpaceX não está diretamente envolvida com nenhuma das empresas que tentam de fato trazer o Hyperloop para a vida real, mas Musk não desistiu ainda de seu antigo sonho

A WARR Hyperloop, por sua vez, coleciona sucessos e vitórias no desenvolvimento de um protótipo de transporte de passageiros em alta velocidade. Em janeiro e agosto de 2017, a equipe levou para casa o troféu de primeiro lugar nas edições anteriores da competição da SpaceX, mostrando-se ideal para a criação de uma cápsula como a desejada por Musk.

O time não se contentou e construiu uma segunda cápsula para focar no sistema de flutuação do transporte, ao contrário da primeira, que tinha como objetivo atingir a máxima velocidade possível. Isso rendeu à WARR Hyperloop um dos três prêmios de inovação também dados pela competição de Musk.

Falta pouco

Atualmente, a SpaceX não está diretamente envolvida com nenhuma das empresas que tentam de fato trazer o Hyperloop para a vida real, mas Musk não desistiu ainda de seu antigo sonho: uma viagem de apenas 30 minutos em alta velocidade, dentro de um tubo, de Los Angeles até São Francisco, nos Estados Unidos. No momento, três empresas, todas baseadas na Califórnia, estão focadas na construção desse sistema de transporte, mas ainda não há previsão para que tudo isso saia finalmente do papel.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Equipe alemã cria para a SpaceX cápsula de Hyperloop que chega a 457 km/h via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: