Como seriam os filhos de gêmeos idênticos casados com gêmeas idênticas?

23/08/2018 às 09:001 min de leitura

No começo do mês, trouxemos a história das irmãs Brittany e Briana Deane, gêmeas idênticas, que se casaram com os irmãos Josh e Jeremy Salyers, também gêmeos idênticos. Uma dúvida que surgiu dessas uniões foi em relação aos filhos de cada casal: os primos seriam tão geneticamente parecidos quanto se fossem irmãos?

Esse questionamento rodou o mundo, e a professora de genética Laura Almasy, da Universidade da Pensilvânia, respondeu ao Live Science. “Teoricamente, esperamos que seus filhos sejam geneticamente parecidos com irmãos completos”, explicou. Isto é: cada pessoa herda 50% dos genes do pai e 50% dos genes da mãe. Irmãos de uma mesma relação tendem a ter cerca de 50% de seus genes compartilhados, já que não dá para determinar quais genes cada um herdou do pai ou da mãe.

gemeosPrimos deverão ter DNA parecidos como se fossem irmãos

Almasy explica que primos são diferentes já que possuem pais diferentes – ainda que estes tenham alguma semelhança genética. No caso específico analisado, porém, apesar de os pais e as mães serem diferentes, todos são gêmeos, então a probabilidade de eles compartilharem um número maior de genes, tal como se fossem irmãos, é grande.

Ainda assim, é importante ressaltar que é preciso analisar de Josh/Jeremy e Brittany/Briana realmente são gêmeos idênticos. Apesar de serem muito parecidos, eles podem ter estruturas de DNA ligeiramente diferentes – seja por alterações intrauterinas ou mesmo por conta de hábitos comportamentais. "O ambiente não afeta quais genes os bebês recebem de seus pais, mas podem mudar a forma como um gene herdado é expresso”, pondera Almasy.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: