Qual o segredo da misteriosa “ilha que gira” na Argentina?

27/08/2018 às 13:002 min de leitura

Em 2016, surgiu a notícia de que uma ilha circular havia sido descoberta na Argentina. O que era mais intrigante não era nem o fato de ela ser quase perfeitamente redonda dentro de um lago também redondo: o mais incrível é que aparentemente ela rodava no próprio eixo! Ficou curioso? É possível vê-la pelo Google Maps, através das coordenadas 34°15’07.8’S 58°49’47.4‘W.

Inclusive, ela foi descoberta por essa ferramenta: o produtor Sergio Neuspillerm estava procurando lugares para gravar um documentário quanto topou com a curiosa formação. Apelidada de “O Olho”, a ilha tem 118 metros de diâmetro e está localizada nos pântanos que se formam na foz do Rio Paraná. Ao redor de toda a ilha, um pequeno fio de água parece separá-la do continente.

Quando Neuspillerm começou a monitorar a ilha, ele notou que sua posição variava de tempos em tempos, indicando que ela girava no próprio eixo! Isso gerou inúmeras teorias conspiratórias, como, por exemplo, de que eventos sobrenaturais ocorriam na região e até que os alienígenas estariam por trás da bizarrice. Confira a ilha:

the eye"Ilha" giratória na Argentina

Fake ou real?

A ilha existe de verdade, mas não tem nada de sobrenatural – e nem de ilha, diga-se de passagem. Trata-se de uma vegetação flutuante bastante conhecida pelos habitantes próximos do local, que desde sempre souberam que os aliens, os Illuminati ou até mesmo fantasmas não têm nada a ver com o fenômeno.

A formação costuma girar por conta do movimento dos ventos e da própria correnteza. Essa pequena reserva de biosfera por vezes pode até mesmo evoluir suas próprias espécies, se permanecerem tempo o suficiente flutuando sem contato com as margens. E isso nem é um fenômeno tão raro assim: próximo ao Olho existe outra formação semelhante, mas que não é tão circular –confira neste link.

ilhaOutro fenômeno parecido perto de O Olho

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: