Este pianista faz belas apresentações para elefantes vítimas de maus-tratos

04/09/2018 às 12:302 min de leitura

Quando se mudou temporariamente para a Tailândia, há 22 anos, o talentoso pianista Paul Barton acreditava que iria apenas ensinar as técnicas do instrumento para os alunos de uma escola particular. Tudo isso mudou quando ele conheceu Khwan, a mulher que seria sua futura esposa e uma amante dos animais, que fazia de tudo para ajudar a preservar as espécies em perigo de extinção.

Barton então entrou em contato com um santuário que resgatava elefantes vítimas de maus-tratos e dava uma vida digna a esses majestosos animais. Mas ele gostaria de utilizar suas habilidades como músico para ajudar ainda mais. Foi aí que começou a ideia de organizar apresentações de piano como forma de acalmar e agradar aos animais.

“Eu queria saber se esses velhos elefantes resgatados gostariam de ouvir música clássica e lenta no piano, então perguntei se eu poderia trazer o meu piano e tocar para os elefantes. Eles permitiram”, disse o artista em entrevista ao Mother Nature Network. Os resultados belíssimos são publicados por ele em seu canal no YouTube.

Após tanto tempo tocando para esses animais é até natural que certos vínculos mais fortes tenham se formado. Um exemplo disso foi Plara, um velho elefante cego que teve suas presas removidas violentamente para obtenção de marfim. Na época, poucos visitantes iam ao local, o que deixava Paul com muito tempo livre para tocar para o animal.

Infelizmente, a infecção causada pelas agressões sofridas resultou na morte de Paul. “Ele parecia escutar e, pelas reações dele, gostava da música. Ele me permitia viver”, disse o pianista. Como você pode ver no vídeo abaixo, que conta com a presença do elefante também cego Barton, os animais se sentem à vontade e bem tranquilos para se aproximar bastante durante as apresentações.

Paul sabe dos riscos que isso representa para a própria vida, mas acredita que é capaz de acalmar mesmo os maiores e mais ferozes elefantes com o poder da sua música. Algumas técnicas, como entregar uma banana quando encontra o animal pela primeira vez e não demonstrar medo, também ajudam no processo. Pelo menos por enquanto, os animais parecem estar felizes com a vizinhança.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: