6 curiosidades legais sobre café

05/10/2018 às 07:302 min de leitura

1 — Café é viciante, mas a cafeína não é

café

Pega um cafezinho lá e volta aqui que a gente explica como é que isso é possível. Um estudo feito para descobrir os níveis de vício da bebida sagrada revelou que as pessoas realmente têm a necessidade de tomar café, e em um experimento que durou 12 dias, os participantes tiveram efeitos ruins quando pararam subitamente de tomar café. No entanto, quando eles foram orientados a tomar café descafeinado, ficou tudo bem, numa boa. Ou seja: o vício aqui está na bebida mesmo e não na cafeína em si.

2 — A maior caneca do mundo suporta mais de 6 L de café

café

De acordo com o Mugs.coffee, a maior caneca de café, feita de cerâmica e comercialmente vendida no mundo, tem a capacidade de aguentar pouco mais de seis litros da bebida. Já pensou o tamanho da sede?

3 — A torragem do café é feita há cerca de mil anos

café

Arqueólogos descobriram recentemente, em Dubai, grãos de café que datam do início do século 12, mas há evidências de que os grãos eram trazidos do Iemen, o que faz com que a idade dos grãos ganhe ainda mais 100 anos.

4 — Não é possível passar café no espaço

café

Má notícia para os astronautas, não é mesmo? A culpa, como você já deve imaginar, é da falta de gravidade, e por isso, quando os astronautas querem tomar café, eles precisam recorrer a uma bebida liofilizada que não é das melhores. Para a felicidade de todos, um grupo de engenheiros desenvolveu recentemente um sistema de cápsulas que funciona em gravidade zero, o que, definitivamente, é uma grande conquista.

5 — Cães podem beber café, mas gatos não

café

A verdade é que a cafeína em excesso pode ser fatal para cachorros, por isso o ideal é evitar, ainda que um cachorro médio possa tomar 100 ml da bebida sem passar mal. Agora em relação aos gatos a coisa não é nada boa, já que eles são muito mais sensíveis à cafeína e podem ter sérios problemas no sistema nervoso se consumirem café. Na dúvida, em ambos os casos, ofereça água ao seu bichinho de estimação.

6 — Sobre os cafés mais caros do mundo

café

O Kopi Luwak, um café que é fermentado no intestino de fuinhas e que por isso tem suas características químicas alteradas, custa bem caro, cerca de US$ 500 a embalagem de meio quilo. Ainda assim, esse não parece ser o café mais caro: o preço vai para as alturas quando o que está à venda é o café fermentado na saliva de macaco, o que dá ao grão um gostinho único de baunilha, e custa US$ 600 cada 500 gramas do produto. Você teria coragem de experimentar?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: