Descobriram gravuras feitas há 12 mil anos por uma civilização desconhecida

05/10/2018 às 14:092 min de leitura

Você já ouviu o termo “petróglifo”? Ele se refere a gravuras criadas na pré-história sobre rochas e superfícies — internas ou externas — de cavernas, e geralmente consistem em símbolos, padrões geométricos, representações de mitos e atividades do dia a dia, por exemplo. Pois uma nova coleção dessas imagens foi descoberta e o mais interessante é que elas parecem ter sido deixadas por uma civilização desconhecida.

Iniciativa e cooperação

Os petróglifos foram descobertos nos topos de colinas situadas em uma região chamada Konkan, que fica na parte oeste de Maharashtra, na Índia, por Sudhir Risbood e Manoj Marathe — uma dedicada dupla de exploradores. Mais especificamente, depois de esses caras encontrarem uma porção de gravuras na área, eles resolveram vasculhar o território e contatar os vilarejos distribuídos por lá.

Gravura pré históricaUm dos petróglifos descobertos (BBC)

Então, após percorrer milhares de quilômetros e falar com uma porção de gente, Risbood e Marathe começaram a receber fotos de petróglifos — e foi aí que surgiu a ideia de entrar em contato com escolas locais, obter informações com anciãos da área e a convocar a população para ajudar a encontrar as gravuras.

Desenho pré históricoPense... 12 mil anos! (BBC)

O projeto foi um verdadeiro sucesso e, segundo os arqueólogos trabalhando na identificação e catalogação dos petróglifos, eles se encontram distribuídos nas imediações de 52 aldeias, principalmente nas áreas de Ratnagiri e Rajapur, e existem milhares deles!

Mistério

Até onde foi levantado até o momento, os petróglifos foram criados há 12 mil anos e existe uma impressionante variedade de desenhos — que inclui gravuras de animais, figuras humanas, pássaros e formas geométricas. O incrível é que, apesar de as imagens terem sido feitas há tanto tempo, ninguém sabia de sua existência até agora, uma vez que elas se encontravam encobertas por uma camada de terra. Além disso, os arqueólogos não fazem ideia de quem foram seus “autores”.

Gravuras em pedraOutro dos petróglifos encontrados (BBC)

Os arqueólogos explicaram que nenhuma das gravuras mostra cenas relacionadas com a agricultura ou o cultivo de alimentos, por exemplo, mas há desenhos de animais e caças — o que, para os pesquisadores, pode ser uma evidência de que os petróglifos foram criados por uma civilização de caçadores-coletores.

Arte rupestreQuem seriam os autores? (BBC)

Outra peculiaridade revelada pelos arqueólogos é que, assim como foram identificados animais familiares entre os desenhos, como tartarugas, baleias e tubarões, foram encontradas imagens de criaturas que não são nativas daquela região da Índia, como rinocerontes e hipopótamos. Uma teoria é que quem quer que tenha criado os petróglifos fosse de outro lugar e tenha se estabelecido por lá, mas, até que os pesquisadores não estudem melhor as gravuras e descubram mais informações sobre elas, a origem dos desenhos seguirá sendo um mistério.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: