Incrível! Esta lagarta se “transforma” em cobra quando é perturbada

24/10/2018 às 08:002 min de leitura

Nós aqui do Mega Curioso já compartilhamos uma porção de matérias sobre animais que são verdadeiros mestres da camuflagem — a maioria deles, criaturas que usam dessa habilidade para escapar do ataque de possíveis predadores. Pois a gente se deparou com um bicho sobre o qual não tínhamos falado antes e que tem um jeitinho muito curioso de driblar o perigo!

Lagarta marotaParece, mas não é! (Tree Hugger/D. H. Janzen e W. Hallwachs)

Disfarce maroto

Trata-se de uma lagarta que, basicamente, se “transforma” em cobra quando se sente ameaçada ou é perturbada por alguém. O animal pertence à espécie de mariposas Hemeroplanes triptolemus, e pode ser encontrado em diversas regiões da África, América Central e do Sul — incluindo alguns dos nossos vizinhos, como a Colômbia, Venezuela, Argentina e Bolívia —, e faz esse truque de adotar a aparência de uma criatura muito mais perigoso na fase larval.

Lagarta marotaNão é uma danadinha? (Tree Hugger/D. H. Janzen e W. Hallwachs)

Evidentemente, essa habilidade consiste em um mecanismo de defesa, e o que a lagarta marota faz é expandir a parte anterior do corpo de maneira que ele fique em formato ligeiramente triangular, como se fosse a cabeça de uma cobra. O bichinho também expande os olhinhos para que eles pareçam maiores — complementando o visual reptiliano.

Lagarta coloridaDe boa e sem ativar o "superpoder" (Earth Touch News Network/Andreas Kay)

O interessante é que, além de inflar a cabecinha, a lagarta também imita o comportamento das cobras — movendo o corpo como uma serpente e adotando a postura de uma que está prestes a dar o bote. Aliás, imagine só que você está participando de uma trilha ou algo parecido e se depara com um bicho desses encarando te encarando de maneira ameaçadora! O disfarce é supereficiente, né?

MariposaEssa é a mariposa (Wikimedia Commons/Didier Descouens)

Identificar que se trata de uma lagarta e não de uma cobra potencialmente venenosa e nervosa é simples: basta prestar atenção e ver que o corpo do “réptil” é curto demais e termina abruptamente, como se tivesse sido cortado. Mas, que em um encontro acidental é fácil se enganar, isso é! E aí, caro leitor, você já sabia da existência dessa criaturinha?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: