Você viu o curioso iceberg retangular que a NASA fotografou na Antártida?

24/10/2018 às 11:002 min de leitura

A foto que você pode conferir abaixo começou a circular há alguns dias na internet e vem deixando muita gente intrigada. Isso porque ela mostra um enorme iceberg, mas o bloco de gelo aparentemente tem bordas tão bem definidas e retinhas que mais parece que ele foi cortado propositalmente e posto para flutuar no mar.

Retângulo de gelo

A imagem em questão foi capturada pela NASA na semana passada e, não, não foi editada nem manipulada no Photoshop. O iceberg, segundo a agência espacial, se desprendeu recentemente da plataforma de gelo Larsen C, na Antártida, e, apesar de ainda não ter sido devidamente medido, os pesquisadores estimam que o retângulo de gelo tenha mais de 1,6 quilômetro de uma borda à outra. Veja:

Iceberg retangularNão parece ter sido cortado propositalmente? (NASA/Jeremy Harbeck)

Segundo os cientistas, o blocão se encontra flutuando na península antártica e, embora pareça obra de tecnologia alienígena, esse tipo de iceberg nem é tão incomum assim. Conhecidos como “icebergs tubulares”, e costumam ter formatos geométricos por conta da maneira como eles se rompem.

Conforme explicou Kelly Brunt, cientista da Universidade de Maryland, nos EUA, e que trabalha com a NASA, esses icebergs se formam quando as plataformas de gelo que flutuam sobre o mar se rompem, mais ou menos como ocorre com uma unha que cresce demais e acaba quebrando na ponta. Como resultado, em vez de terem os formatos irregulares que estamos acostumados a ver em vídeos e fotos, eles apresentam bordas mais retas e essa aparência mais “geométrica”.

Esse retângulo de gelo fotografado pela NASA chama especialmente a atenção por conta da parte superior — que parece completamente plana e lisa. No entanto, segundo os cientistas, assim como ocorre com os icebergs mais convencionais, esse da imagem também apresente a maior parte (cerca de 90%) de sua massa submersa.

E voltando ao assunto de os icebergs tubulares não serem assim tão raros como parece, eis que a NASA compartilhou mais uma imagem de um desses blocos de gelo — com as bordas um pouco menos definidas do que as do primeiro, mas nem por isso menos impressionante. Confira a seguir:

Iceberg retangularOlhe outro! (NASA/Jeremy Harbeck)

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: