Menina de 12 anos cria robô para recolher resíduos plásticos na praia

29/10/2018 às 05:442 min de leitura

Um dos grandes problemas que a raça humana causa no planeta é o acúmulo de lixo — principalmente nos oceanos. Estima-se que todos os anos 8 toneladas de plástico sejam descartadas nos oceanos, somando-se aos 150 milhões de toneladas já existentes. Então, Anna Du — com 12 anos de idade — ao andar em Castle Island (sul de Boston) observou que há enorme quantidade de pequenas partes de plástico na praia e começou sua invenção.

Ela pesquisou, observou a demanda de uma solução para o problema e pôs em prática sua ideia. Um veículo operado por controle remoto, capaz de navegar sobre água e apontar a existência de pedaços de plástico na água. Utilizando uma combinação de sistema de detecção — com uma câmera infravermelha de alta resolução — e de navegação — usando hélices, pesos e espumas.

Sua invenção foi responsável também por colocá-la entre os 30 finalistas no Broadcom Masters, um concurso de ciência e tecnologia, que começa com praticamente 5 mil alunos de ensino fundamental nos Estados Unidos. Premiando o vencedor com 25 mil dólares e premios menores para os outros finalistas.

No vídeo, a Anna Du explica como seu sistema de detecção funciona, enquanto mostra partes do processo de desenvolvimento.

Toda essa inspiração e criatividade é resultado de um suporte dos pais para o lado “cientista” da garota. Levando-a para eventos públicos do MIT desde seus 5 anos de idade, fazendo-a entrar em contato com esses profissionais. Du futuramente pretende se tornar uma engenheira: “quero ajudar o mundo a solucionar problemas construindo coisas, mas não sei que tipo de engenheira serei”.

Quem sabe não veremos mais invenções dessa menininha no futuro?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Menina de 12 anos cria robô para recolher resíduos plásticos na praia via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: