Descobriram uma passagem para o “submundo” debaixo de pirâmide no México

30/10/2018 às 07:302 min de leitura

Você já deve ter ouvido falar de Teotihuacán, no México, certo? Segundo os arqueólogos, a localidade foi fundada por volta do século 1 a.C. e, após uma grande expansão que rolou ao longo de uns 600 anos, mais ou menos, Teotihuacán se transformou na maior cidade do hemisfério ocidental — ocupando uma área de pouco mais de 21 km2 e abrigando uma população estimada entre 100 mil e 200 mil habitantes.

Até hoje as causas que levaram ao seu declínio e desaparecimento de sua população são mistérios debatidos por estudiosos e arqueólogos — mas, enquanto os cientistas tentam encontrar respostas para essas e outras questões sobre Teotihuacán, eles acabam se deparando com descobertas incríveis.

Passagem para o submundo

A mais recente, anunciada por um time do Instituto Nacional de Antropologia e História do México, foi a de um túnel secreto e uma câmara que foram identificados sob a Pirâmide da Lua, templo construído por volta do século 3. As duas estruturas foram encontradas por meio de uma técnica não invasiva de obtenção de imagens chamada “tomografia por resistividade elétrica” e, conforme revelaram os levantamentos, a entrada da câmara está a cerca de 8 metros de profundidade.

Levantamento geofíficoResultados dos levantamentos (Instituto Nacional de Antropologia e História do México/Instituto de Geofi´sica)

Os arqueólogos não sabem ainda qual era exatamente a função desse local subterrâneo, mas a suspeita é que ele servisse como espaço para a realização de rituais funerários ou algo do tipo. Com relação ao túnel, ele parte da câmara e vai até a Praça da Lua, na própria cidade de Teotihuacán, e os pesquisadores acreditam que ele funcionava como uma espécie de “passagem para o submundo”.

Mais especificamente, os arqueólogos pensam que a população da época usasse o túnel para a realização de cerimônias e doação de oferendas — em rituais que guardariam relação com as crenças sobre a morte e o além-vida dos teotihuacanos.

Pirâmide da LuaPirâmide da Lua (Instituto Nacional de Antropologia e História do México /Mauricio Marat)

Essa teoria foi desenvolvida com base em descobertas anteriores, que revelaram a existência de outros túneis sob a cidade contendo esqueletos humanos e artefatos como colares, mosaicos de figuras antropomorfas e estatuetas esculpidas em pedra, objetos que parecem ter servido como oferendas aos mortos.

Vale destacar que nem a câmara ou o túnel foram escavados ainda, mas existem planos de explorar as estruturas, uma vez que pode ser que existam outras entradas para a passagem. Sendo assim, novos levantamentos deverão ser conduzidos em breve — o que abre a possibilidade de que novas descobertas sejam realizadas.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: