7 informações curiosas sobre o sonambulismo

05/11/2018 às 11:002 min de leitura

1 — As pessoas podem realizar tarefas enquanto estão sonâmbulas

Isso parece coisa de filme, mas é verdade mesmo. Pessoas com sonambulismo podem realizar uma série de atividades mesmo quando estão dormindo, e isso varia desde andar pela casa até se vestir ou fazer um lanchinho de madrugada. Há relatos de casos mais graves nos quais as pessoas chegaram até a sair de casa e dirigir enquanto dormiam!

sonambulismo

2 — O sonambulismo ocorre durante um estágio específico de sono

Nosso sono é dividido em estágios, e cada um deles reflete a forma como nosso corpo se comporta enquanto dormimos. O sonambulismo especificamente ocorre durante o estágio três do sono de movimento ocular não rápido, ou de sono não REM. Nessa etapa, o cérebro produz mais ondas delta, proporcionando um sono profundo, quando é difícil que qualquer estímulo acorde o dorminhoco. Terrores noturnos também acontecem nessa fase. Quando o sonambulismo ocorre durante o sono REM, pode ser um indicativo de distúrbio de sono mais grave, associado a outras doenças, como o Parkinson.

3 — A maioria das pessoas sonâmbulas são crianças e adolescentes

Bizarro, né? Isso se deve ao fato de que adultos têm menos tempo no estágio três do sono do que crianças e adolescentes, e ainda não se sabe ao certo por que isso acontece. Não quer dizer, óbvio, que adultos não podem ser sonâmbulos. É apenas mais raro.

sonambulismo

4 — Sonambulismo pode ser uma condição hereditária

Algumas pesquisas já comprovaram que a condição é um fator genético, e um estudo realizado em 2014 avaliou 1.940 crianças nascidas entre 1997 e 1998, chegando ao resultado de que 30% delas tinham episódios de sonambulismo. Em análise conjunta ao comportamento de sono dos pais, ficou claro que as crianças que tinham um dos pais sonâmbulos apresentavam três vezes mais chances de manifestar a mesma condição; e quando tanto pai quanto mãe eram sonâmbulos, a probabilidade aumentava em sete vezes.

5 — Mais sintomas do sonambulismo

Os sonâmbulos podem apresentar mais sintomas do que simplesmente andar enquanto dormem. Sendo assim, eles podem: ficar de olhos abertos durante o sono, ter expressão facial completamente nula, não se lembrar do sonambulismo ao acordar, apresentar desorientação logo depois de despertar, se comportar de forma agressiva se alguém os acordar.

sonambulismo

6 — Acordar um sonâmbulo não provocará a sua morte

Muita gente diz que não se pode acordar um sonâmbulo, uma vez que isso pode causar a morte da pessoa, mas isso não é verdade. O que pode acontecer é que, ao ser acordado com um susto, uma pessoa sonâmbula reaja com agressividade e confusão. O ideal mesmo é guiá-la gentilmente até a sua cama.

7 — Tem como tratar?

Infelizmente, não. O sonambulismo não tem uma forma específica de tratamento, e alguns médicos recomendam remédios para induzir o sono em alguns casos, mas o que ajuda mesmo são mudanças no estilo de vida. Os sonâmbulos devem adotar uma rotina regular de sono, evitar o consumo de cafeína e álcool e praticar atividades relaxantes antes de dormir.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: