Acredite: esta criatura com cara de bicho de desenho animado é um aracnídeo

07/11/2018 às 08:002 min de leitura

Você não concorda que a criatura da imagem acima lembra bastante um desses bichinhos de desenho animado — tipo um lobo, cachorro ou coelho de costas, talvez? No entanto, se trata de um curioso animal que, segundo Fiona MacDonald, do site Science Alert, foi fotografado no Equador por um cientista chamado Andreas Kay. Veja novamente:

Metagryne bicolumnata (Flickr/Andreas Kay)

Bichinho Mega Curioso

O registro aconteceu em julho do ano passado, enquanto o pesquisador se embrenhava pela na floresta amazônica, e apesar de a criatura parecer uma aranha e inclusive ser confundida com uma, se trata de um artrópode que pertence a um grupo diferente dentro da classe dos aracnídeos. De acordo com Fiona, o cientista identificou o bicho como pertencendo à espécie Metagryne bicolumnata e à ordem dos Opiliones que, por sua vez, reúne entre 6 mil e 10 mil espécies distintas. Sim, caro leitor, bem numeroso!

Apesar de parecer um bicho grandinho, o aracnídeo da foto é pequenino, e seu corpo cabe com sobra na superfície de uma unha (como você pode conferir na imagem abaixo, capturada por Andreas durante sua expedição). Além disso, embora muita gente confunda essas criaturas com aranhas, elas são completamente inofensivas para os humanos, uma vez que são desprovidas das glândulas que produzem veneno.

Metagryne bicolumnata(Flickr/Andreas Kay)

Com relação à descoberta da espécie, não pense que foi Andreas, não! A M. bicolumnata foi originalmente identifica e descrita pela primeira vez em 1959, pelo cientista alemão Carl Friedrich Roewer, que foi um especialista em aracnídeos.

Sobre a cabeça de personagem de desenho, apesar de essa criaturinha ser conhecida já há algum tempo, até hoje os pesquisadores não sabem o motivo de ela ter evoluído dessa forma, mas, uma teoria é a de que “cabeça de lobo” sirva para afugentar predadores, uma vez que faz com que o aracnídeo pareça maior. Bacana, né, como a natureza pode ser brincalhona?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: