Macabro: acharam o esqueleto de uma mulher e seu feto em sepultura no Egito

22/11/2018 às 08:002 min de leitura

Veja que descoberta mais triste — e muito macabra — aconteceu recentemente no Egito... Um time de arqueólogos trabalhando nas escavações de um sítio nos arredores do Templo de Kom Ombo, próximo à cidade de Aswan, no sul do país, se deparou com o esqueleto de uma mulher e o feto que ela carregava no ventre quando morreu.

Templo egípcioO Templo de Kom Ombo (Wikimedia Commons/Dennis Jarvis)

Descoberta macabra

De acordo com Mindy Weisberger, do site Live Science, os pesquisadores acreditam que a sepultura na qual a pobre mulher foi encontrada tenha mais ou menos 3,7 mil anos, e análises na ossada revelaram que ela tinha por volta de 25 anos quando morreu. Com relação ao feto, os cientistas explicaram que o bebê já se encontrava posicionado com a cabecinha para baixo, indicando que a gestação já estava bem avançada — a jovem estava no terceiro trimestre da gravidez.

Esqueleto humanoO esqueleto, conforme foi encontrado (Live Science/Ministério de Antiguidades do Egito)

Aliás, com base nessa evidência, e na descoberta de anomalias decorrentes de uma lesão na pelve que não foi curada corretamente, os arqueólogos suspeitam que a mulher possivelmente teve complicações e morreu durante o parto, coitada, assim como o bebê.

Contas feitas de casca de ovoAlgumas das contas encontradas com a mulher (Live Science/Ministério de Antiguidades do Egito)

Com relação à origem do esqueleto, segundo Kristina Killgrove, da Forbes, os pesquisadores explicaram que ele foi encontrado em um cemitério usado por povos nômades que circulavam pela região. E a descoberta de artefatos como contas feitas a partir de casca de ovo de avestruz, um jarro de cerâmica e um recipiente vermelho e preto indicam que a mulher provavelmente era originária da Núbia.

Recipientes antigosRecipientes encontrados com o esqueleto (Forbes/Ministério de Antiguidades do Egito)

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: