Soube que acharam uma cidade lendária relacionada com a Guerra de Troia?

23/11/2018 às 06:302 min de leitura

Todo fã de História sabe que, até hoje, os pesquisadores debatem sobre os detalhes da Guerra de Troia, como, onde ela se deu exatamente, nem se o conflito aconteceu mesmo como descrito nas obras de Homero — “Ilíada” e “Odisseia” —, que popularizaram a saga da bela Helena, do Príncipe Paris, Menelau e Aquiles.

Isso porque o poeta grego escreveu os dois épicos por volta do século 8 ou 9 a.C., mais ou menos, o que significa que as obras surgiram centenas de anos depois de a guerra supostamente ocorrer. Além disso, não existem evidências de que Helena ou Aquiles tenham sequer sido pessoas reais, e foi só mais para o final do século 19 que um sítio arqueológico (contendo pelo menos 9 cidades, uma construída sobre a outra) encontrado na Turquia foi associado com a lendária Troia de Homero. Mas surgiram novidades!

Descobertas

Segundo os poemas gregos, após destruir Troia, Agamemnon, o monarca irmão de Menelau, teria levado os sobreviventes troianos como prisioneiros, e esse pessoal teria fundado uma nova cidade — Tenea. De acordo com as lendas, essa localidade chegou a prosperar e floresceu durante o período romano, mas, assim como ocorria com outros elementos da história contada por Homero, não havia provas de que esse assentamento de cativos realmente tinha sido estabelecido.

Ruínas gregasRuínas que possivelmente marcam a localização de Tenea (The Washington Post/Ministério da Cultura da Grécia)

Pois uma equipe de arqueólogos gregos encontrou evidências de uma antiga cidade na Península do Peloponeso, no sul da Grécia, cuja localização e características parecem se encaixar com as descrições de Tenea. Mais especificamente, os pesquisadores encontraram muros e pisos de antigas edificações, assim como uma coleção de artefatos, incluindo joias e cerâmicas.

Os estudos desses objetos todos, assim como as escavações do sítio arqueológico, ainda se encontram em uma etapa preliminar, mas o que foi encontrado até agora indica que a localidade parece ter sido destruída durante as invasões bárbaras na região, durante a era romana. Assim, é bem provável que alguns detalhes dessa magnífica história sejam esclarecidos!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: